Por bferreira
Rio - O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) investiga se dois casos de recém-nascidos com microcefalia no Rio estão ligados ao Zika Vírus, principal suspeito de causar a malformação. O laudo deve ficar pronto na próxima segunda-feira. No Rio, os 11 registros de microcefalia feitos este ano estariam dentro da normalidade, segundo a Secretaria estadual de Saúde. O órgão admitiu, porém, que pelo menos um dos casos tem suspeita de relação com o vírus.
O primeiro caso no país de morte por Zika, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, foi confirmado ontem pelo Instituto Evandro Chagas, de Belém (PA). A vítima é um homem que morava no Estado do Maranhão e sofria de lúpus, uma doença que afeta o sistema imunológico. O Ministério da Saúde informou que está analisando os resultados e se posicionará oficialmente sobre o caso na segunda.
Publicidade
Recentemente, o Ministério decretou emergência no país após um surto de microcefalia no Nordeste. O número de casos notificados como suspeitos já chega a 739 em 160 cidades de nove estados. A principal suspeita é que as mães destes bebês tenham contraído o Zika na gestação. O governo federal já anunciou que vai convocar o Exército para atuar no combate ao mosquito transmissor do Zika, que também causa a dengue e a febre chikungunya.
NOTIFICAÇÕES NO RIO
Publicidade
De acordo com especialistas do Instituto Evandro Chagas, a morte por Zika no Maranhão ocorreu em junho e a amostra chegou apenas no mês seguinte ao instituto, que é referência nacional em febres hemorrágicas. O diagnóstico só foi divulgado agora devido à dificuldade de isolar o vírus do sangue para chegar a uma conclusão.
Este ano já foram notificados 247 casos de Zika Vírus, com 26 confirmações em Bealém, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Três pessoas da mesma família apresentaram sintomas da doença e, na rua em que moram, dois vizinhos também apresentam febre e dores pelo corpo.
Publicidade
Desde o dia 18, como O DIA publicou, uma resolução estadual torna obrigatória e imediata (em até 24 horas) a notificação de casos de gestantes no Rio com manchas vermelhas na pele, outro sintoma do Zika. A notificação pode ser feita por telefone, email e formulário online e vale para unidades públicas e privadas em todo o estado.