Por gabriela.mattos
Indonésia - Uma falha mecânica crônica e a falta de habilidade dos pilotos em resolver o problema foram os dois principais fatores que provocaram a queda do voo QZ 85001, da Air Asia, informaram os investigadores do Comitê Nacional de Segurança de Transportes nesta terça-feira.

O Airbus A320 levava 162 pessoas e caiu no mar de Java, na Indonésia, no dia 28 de dezembro do ano passado - matando todas as pessoas a bordo. Segundo informações oficiais, ele perdeu contato com a torre de controle 40 minutos após a decolagem e cerca de dois minutos depois de solicitar permissão para subir de 32 mil para 38 mil pés.

Falha mecânica causou queda de avião na Indonésia, mostra relatórioReuters

De acordo com os dados do relatório final, o sistema que controla o leme do avião apresentou uma fissura na solda. Para consertar o problema, o sistema foi reiniciado e houve perda do piloto automático e "as ações posteriores da tripulação fizeram com que o avião ficasse incontrolável", provocando a perda de altura e a consequente queda.

Ainda conforme conclusão dos investigadores, o computador que controla o voo falhou por quatro vezes e ficou em "estado de bloqueio prolongado que estava além da capacidade da tripulação para ser recuperado". Sobre a questão climática, já que o piloto havia relatado estar se aproximando de uma tempestade, o relatório aponta que o mau tempo não teve influência no acidente.