Trump lançou sua polêmica proposta de vetar temporariamente a entrada nos EUA de todos os muçulmanos pela ameaça terrorista jihadista em 7 de dezembro.
A pesquisa, cuja margem de erro é de +/- 4,9 pontos percentuais, destaca que Trump recuperou o primeiro posto, ocupado na anterior pesquisa de final de outubro pelo neurocirurgião aposentado Ben Carson, mas também a forte ascensão de Cruz.
Cruz subiu 12 pontos com relação à anterior pesquisa, enquanto Rubio ganhou 4. Enquanto isso, Carson aparece na quarta posição (11% de apoio), com 18 pontos a menos do que tinha na pesquisa de outubro.
Da mesma forma desde a apresentação de seu polêmico plano antimuçulmano na segunda-feira passada, Trump voltou nesta domingo a defendê-lo em várias entrevistas televisivas. "Não estou buscando ser politicamente correto (...) Nosso país tem um problema", argumentou Trump em declarações à "CNN" sobre sua proposta, surgida por causa das repercussões do massacre de 2 de dezembro em San Bernardino (Califórnia), cometido supostamente por dois supostos seguidores do Estado Islâmico (EI).