Por bferreira
Rio - Aberto oficialmente na sexta-feira, o Carnaval no Rio começou de verdade há pelo menos três semanas e vai até o próximo domingo. Aguentar uma rotina de tantos dias de folia não é para qualquer um. Mesmo para quem faz da festa mais popular do país quase que uma profissão. Calouros e veteranos têm uma preparação intensa para não prejudicar a saúde e atrapalhar a festança. E dão dicas para folião nenhum perder o pique e “atravessar” na Avenida ou atrás dos blocos.
Elaine%2C destaque da Beija-Flor%2C não abre mão de um escalda-pésDivulgação

Destaque da Beija-Flor, Elaine Lima, de 40 anos, treina há quatro meses para vir logo mais de olhos vendados, representando a Justiça, que é cega. Para cruzar os 700 metros da Sapucaí, garantindo o conforto dos pés e sem dores, encomenda um salto plataforma sempre com a mesma pessoa. “Para me recuperar, tomo bastante água, faço massagem relaxante, drenagem linfática e escalda-pés”, revela.

Para aguentar toda a travessia na Passarela do Samba, no dia do desfile oficial, Larissa Neto, 30, segue uma dieta à base de alimentos grelhados, isotônicos e bastante água. “Meu pique se resume à paixão pela escola e pelo samba”, conta ela, que há cinco anos sai na Unidos da Tijuca, pela segunda vez como musa.

A jovem passista da Mangueira e da Porto da Pedra, Dominik Melo, 19, jura que foge mais da academia do que malha até o Carnaval e não cuida muito da alimentação. “Não tenho essa frescura de comida light. Mas horas antes do desfile é sempre bom se alimentar com algo mais leve e beber bastante líquido. Depois disso, é só se jogar”.
Publicidade
Não são só musas, passistas e destaques que sofrem com a correria dessa época. Os músicos e cantores responsáveis por animar os foliões em blocos e bailes vivem uma rotina intensa. Clara Salim, de 24 anos, vocalista do Bloco Marcha Nerd, garante os cuidados com a voz, mas também não esquece de cuidar do corpo para enfrentar o ritmo do desfile, que chega a durar três horas. Aos foliões nerds que participam do bloco com fantasias de animes (personagens de desenhos japoneses) e cultura pop em geral, ela recomenda cuidados com a hidratação, por conta do calor na cidade. “Para evitar problemas, procure fantasias frescas e confortáveis. Levar lanche e bebidas de casa pode ser uma opção viável também.”
Integrante de um dos blocos mais tradicionais do país, Márcio Lopes, trombonista do Cordão da Bola Preta, lembra histórias sobre o cansaço que os músicos sofrem. Para aguentar o pique — o bloco já tocou em 10 lugares em apenas um dia —, recomenda carboidrato e proteína. “Um prato de macarrão com carne assada para dar bastante energia. Também aconselho muita hidratação, protetor solar e, claro, camisinha!”
Publicidade
Salto alto, só para passista
O salto é responsável por uma postura inadequada que pode piorar ou provocar dores na coluna. Rodrigo Freitas, ortopedista e especialista em medicina do esporte, aconselha o uso de salto alto somente para as mulheres que tiveram um preparo físico e que estão acostumadas ao ritmo intenso do Carnaval. “O ideal é que os foliões procurem ter vários momentos de descanso, de preferência com as pernas para cima, e usar compressas de gelo nas articulações doloridas”, recomenda o diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral, Helder Montenegro.
Publicidade
O volume muito alto das caixas de som também pode prejudicar a audição. Se você criticou Claudia Leitte por isso no último Carnaval, precisa saber que o mais recomendado é realmente usar os protetores de ouvido para diminuir o som ambiente. “Eles podem ser usados durante o desfile dos blocos e escolas, e em bailes, permitindo que se escute a música em um volume aceitável”, indica a fonoaudióloga, Isabela Papera, da Telex Soluções Auditivas.
O famoso spray de espuma pode esconder perigos reais aos olhos. Segundo Marcus Sáfady, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e consultor do Instituto Varilux da Visão, os danos podem até mesmo comprometer a vista. “Caso a espuma caia nos olhos, primeiramente lave a área afetada com água corrente e caso os efeitos persistam ou a visão piore procure um oftalmologista”, afirma Sáfady.
Publicidade
MUITA HIDRATAÇÃO E CARBOIDRATOS PARA GARANTIR A ENERGIA
Com a rotina de blocos e desfiles quase 24h, é indispensável a hidratação constante. De acordo com a nutricionista da Beneficência Portuguesa, Míriam Martinez, é necessário consumir de dois a três litros de água por dia para repor a perda de líquido.
Publicidade
No quesito alimentação, a preparação deve começar antes da festa, com carboidratos complexos para recarregar o corpo de energia. A nutricionista Noádia Lobão, diretora do Centro Brasileiro de Apoio Nutricional (CBAN), aconselha a não ingerir alimentos pesados antes de blocos, por exemplo feijoada, carnes gordurosas. “Eles são pesados e roubam a energia do corpo. É recomendável também evitar alimentos vendidos na rua, dos quais não sabemos a procedência. O ideal é comer um arroz com feijão, salada, peixe, frango e frutas”, aconselhou.
“Legumes, frutas e verduras são ótimas opções para combater o estresse causado no corpo, já que possuem radicais livres”, diz Miriam. Outra dica é evitar alimentos ricos em gorduras. Segundo ela, na hora da festa é difícil se alimentar de três em três horas. Por isso, uma opção rápida é apostar nas sementes oleaginosas, como as nozes, pistache, castanhas, que são saborosas, ricas em antioxidantes e energéticas. Barras de cereais e frutas secas também são boas opções e fáceis de carregar.
Publicidade
Veja dicas
1. USE ROUPAS LEVES
Evite roupas pesadas e tecidos quentes e sintéticos. Roupas soltas ajudam na ‘evolução’.
Publicidade
2. ALIMENTE-SE BEM
Prefira alimentos saudáveis. Gordura demais pode causar azia, má digestão, diarreia e dor de cabeça.
3. BASTANTE LÍQUIDO
A dica é beber muita água, isotônico, água de coco e suco de frutas para repor a perda de líquido no corpo.
Publicidade
4. MODERE O ÁLCOOL
Opte por intercalar com doses extras de água e evite a perigosa mistura de energético com bebida alcoólica.
5. DURMA BEM
Longos períodos de privação do sono são prejudiciais à saúde. Procure descansar e se recuperar antes de cair de novo na folia.
Publicidade
6. PROTEJA-SE DO SOL
O protetor solar é item indispensável e deve ser reaplicado a cada três horas. Bonés e óculos de sol ajudam na proteção contra os raios solares.
7. EVITE SALTO ALTO
Se você não é passista nem destaque de escola de samba, esqueça a plataforma, que pode causar dores nas costas e problemas na coluna.
Publicidade
8. LONGE DO SOM
Aproximar-se muito da batucada pode causar problemas de audição. Se preciso, faça como Claudia Leitte e use protetores de ouvido.
9. CUIDADO COM OS SPRAYS
A espuma em spray pode causar alergia na pele, rinite, asma e conjuntivite.
Publicidade
10. SEXO SÓ COM PROTEÇÃO
Evite doenças sexualmente transmissíveis. Leve sempre uma camisinha no bolso.
Reportagem da estagiária Rita Costa