Por adriano.araujo, adriano.araujo
EUA - Os Estados Unidos vão instalar sistema antimíssil na Coreia do Sul, depois do lançamento de um míssil pela Coreia do Norte, declarou ontem o porta-voz do Pentágono, Peter Cook. “Gostaríamos de ver a implantação o mais rápido possível”, declarou Cook em coletiva de imprensa. A China opõe-se à colocação do sistema antimíssil, que considera uma ameaça à sua própria dissuasão nuclear (política entre os países para não utilização das armas de destruição em massa). 
A China considera que o radar pode ser usado para monitorar os seus próprios disparos de mísseis. Mas, segundo os Estados Unidos, o sistema antimíssil é um sistema “defensivo”, orientado “contra a ameaça norte-coreana”, e não para vigilância da China. “Para nós, o radar não deve criar nenhuma inquietude à China”, disse Cook.
Publicidade
De acordo com ele, os Estados Unidos e a Coreia do Sul vão começar, nos próximos dias, as discussões para a colocação da futura bateria antimíssil. A Coreia do Norte anunciou domingo que lançou um míssil de longo alcance, que é considerado um teste de mísseis balísticos encoberto.