Por adriano.araujo, adriano.araujo
Montevidéu - Dois dos mais conhecidos — e admirados, por alguns — estadistas latino-americanos vão deixar o poder este ano. José Mujica, carismático político uruguaio, confirmou sua ‘aposentadoria’ e afirmou que Raúl Castro, presidente de Cuba, fará o mesmo. “Fidel já deixou o governo. E faz tempo. E agora Raúl sairá, já tomou a decisão. Está com 85 anos (que completará em junho). Por quê? Porque, como ninguém controla a biologia, é preciso respeitá-la, porque ela é determinante”, declarou Mujica ao jornal ‘La República’, que publicou a entrevista segunda-feira.
Segundo o ‘El País’, o político afirmou que, assim como deixará dentro de três meses a sua cadeira no Senado e a política como um todo, também Raúl Castro decidiu deixar a presidência de Cuba. O ex-guerrilheiro tupamaro visitou a ilha recentemente, quando esteve com Raúl e com Fidel.
Raúl deve deixar presidência em junho%3B Mujica sai do Senado em abrilEFE

Aos 80 anos de idade, o líder prevê deixar a sua cadeira no Senado uruguaio em abril. Juntamente com o dirigente, outros senadores da velha guarda dos Tupamaros deixarão os postos para dar lugar a novas gerações de políticos.

Publicidade
“A esta altura da minha vida, tenho de aspirar a viver um pouco mais. Se assumo responsabilidades que sei que fisicamente são muito pesadas e acabaram por me esgotar, a única coisa que estou fazendo é precipitar o dia em que entrarei no cemitério”, disse Mujica, que continua a ser um dos políticos mais populares do seu país e do continente.
O senador comentou as mudanças atualmente em curso em Cuba: “Há uma vontade, à sua maneira, de operar mudanças que incentivem a iniciativa privada, pequena, de caráter familiar, para que o Estado se dedique às coisas maiores. Uma abertura para o mundo, pois percebem que com sua posição geográfica e com a melhora da relação com os Estados Unidos, o turismo crescerá enormemente”, declarou na entrevista ao ‘República’. Mujica esteve em Havana no fim de janeiro. Além de se reunir com Raúl e Fidel Castro, pronunciou um discurso na sede da Casa de las Américas.