Por adriano.araujo, adriano.araujo
Rio - Após dois anos de obras, o novo Terminal Alvorada será inaugurado nesta terça-feira, na Barra da Tijuca. Com investimentos de R$ 60 milhões, o local será o ponto de integração do BRT Transoeste, já em operação, com o Transcarioca, que deve começar a funcionar em maio do ano que vem. Além da ligação dos corredores expressos de BRT, o terminal vai receber todo o transporte de ônibus da Zona Oeste da cidade, com as linhas que servirão de alimentadoras do novo sistema de transporte de massa.

A previsão é de que passem pelo terminal 50 mil pessoas por dia. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a área terá um estacionamento com 200 vagas para carros particulares, um centro de controle de operações e um edifício para a administração.

Terminal na Barra%2C que fará a integração dos BRTs Transoeste e Transcarioca%2C custou R%24 60 milhõesDivulgação

Foi construído também um estacionamento para os veículos do BRT, com capacidade para até 24 articulados, que aguardam os horários de pico do transporte para entrarem no sistema.
Os acessos para passageiros também foram alterados em relação ao antigo terminal que funcionava no local. Como no BRT as passagens são compradas fora dos ônibus, as passarelas já existentes no entorno foram remodeladas para permitir a chegada de quem vem a pé da Avenida Ayrton Senna direto às plataformas de embarque, onde estão as catracas de bilhetagem eletrônica.

Para quem chega de carro pelo estacionamento ou sai da Cidade das Artes, o caminho até as plataformas de embarque será feito por meio de uma passagem subterrânea que corta todo o complexo. Um segundo túnel para pedestres foi construído para interligar as plataformas da estação.
As passagens subterrâneas terão banheiros e, no futuro, segundo a Secretaria Municipal de Obras, ganharão lojas e cabines de serviço, a serem providenciadas pela Rio Ônibus, associação das empresas de ônibus que administra o terminal.
Publicidade
Haverá também uma galeria de arte a céu aberto, com exposição permanente de painéis de 56 metros quadrados, que foram desenhados pelos grafiteiros cariocas BR, Swk, Afa, Acme, Carlos Bobi do Espaço Rabisco e Chico.
Integração no BRT poderá ocorrer sem troca de veículo
Publicidade
?O BRT Transcarioca, previsto para ser inaugurado em maio, terá capacidade de até 400 mil pessoas por dia, segundo o projeto da prefeitura. O corredor expresso de ônibus, de 39 quilômetros, ligará o Aeroporto Internacional ao novo Terminal Alvorada.
Além da possibilidade da ligação com BRT Transoeste, o Transcarioca terá integração com o Transbrasil (que seguirá parte do traçado da Avenida Brasil), Transolímpica e com estações dos trens da SuperVia e do metrô.
Publicidade
A ideia é de que haverá linhas que sairão do Transoeste e entrarão no corredor para o aeroporto e vice-versa, sem que os passageiros troquem de veículo no ponto de integração. O investimento estimado no Transcarioca é de cerca de R$ 1,5 bilhão, incluindo os gastos com as desapropriações. O corredor é um dos quatro previstos no sistema de BRTs do Rio até 2016.
Publicidade