Por bianca.lobianco
Rio - Um dia após o grave acidente com uma van em itinerário irregular na Taquara, onde duas pessoas morreram e 14 ficaram feridas, equipe do DIA constatou que o problema se repete em várias regiões da cidade. Em Rio das Pedras, área onde milícia atua, vans que deveriam circular em outras rotas pegavam passageiros livremente em um ponto final da principal via do bairro. Na Zona Norte, mais irregularidades. Em plena Avenida Dom Hélder Câmara, kombis piratas faziam lotadas para diversos itinerários.

Desde outubro, quando a prefeitura implantou o Sistema de Transporte Público Local (STPL), por meio de licitação das linhas de vans por regiões, na Barra, Jacarepaguá e Recreio, qualquer transporte complementar em Rio das Pedras está proibido. No entanto, o que flagrou ontem foram dezenas de vans de Jacarepaguá servindo moradores do bairro. Em um ponto da Rua Engenheiro Souza Filho, em frente à praça principal de Rio das Pedras, havia diversas vans fora do itinerário, como Cidade de Deus-Taquara e Sacarrão (Vargem Grande) - Recreio. Outras rodavam com fita adesiva na lateral, onde deveria estar descrito o trajeto.

Motoristas colocam tarjas no letreiro dos itinerários e circulam onde querem%2C expondo passageiros a riscos Alexandre Vieira / Agência O Dia

“Aqui é uma bagunça. Há dias em que não tem nenhuma van. Em outros dias, o bairro fica abarrotado. Os moradores sabem que elas não podem rodar aqui, mas, mesmo assim acabam pegando”, contou a recepcionista L.L., de 26 anos, que ontem, optou por uma van com destino à Taquara.

A Coordenadoria Especial de Transporte Complementar, responsável pela fiscalização das vans no Rio, confirmou que não é permitido o tráfego destes veículos em Rio das Pedras e informou que irá reforçar a atuação no bairro.
Publicidade
As kombis, que também integram o serviço de transporte complementar, cometem diversas irregularidades na Zona Norte. Ontem, equipe do DIA monitorou por 40 minutos o ponto de ônibus em frente ao Norte Shopping e constatou quatro kombis piratas cheias de passageiros. Duas seguiam para Vila Cruzeiro, na Penha, uma para São Cristovão e outra, para Oswaldo Cruz.
Ferraz quer cassar permissão dos donos dos veículos
Publicidade
Com objetivo de apertar o cerco contra motoristas de vans que insistem em trafegar fora do itinerário permitido, o coordenador especial de Transporte Complementar da Prefeitura, Claudio Ferraz, quer a cassação da permissão do proprietário do veículo, além da multa que já é emitida contra o permissionário, no valor de R$ 1.251,48.
“Enviei um ofício ontem à Secretaria de Transportes, pedindo a cassação da permissão de quem estiver fora da rota, principalmente nos casos mais graves”, contou Ferraz.
Publicidade
Ontem, a prefeitura informou que vai cassar a permissão do dono da van envolvida no acidente de segunda-feira, na Taquara. O motorista que conduzia o veículo no momento da tragédia, Ronaldo da Silva Alves Júnior, de 25 anos, foi indiciado por homicídio culposo, sem intenção de matar, e por lesão corporal. Ele, que não tinha habilitação, responderá em liberdade porque prestou socorro às vítimas no local.
Desde outubro do ano passado, com a implantação do STPL em Jacarepaguá, Recreio e Barra, a coordenadoria já multou 107 vans por estarem fora de seus itinerários. Os agentes removeram das ruas, neste período, 268 vans irregulares e lacraram 143. Em três meses, 761 autuações foram aplicadas.
Publicidade
Contra as kombis piratas, a coordenadoria informou que faz um trabalho de fiscalização em parceria com Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), que tem permissão de recolher os veículos das ruas. O motorista que for flagrado em transporte pirata recebe multa de R$ 2.014,26 do órgão.
Publicidade