Por bianca.lobianco

Rio - As linhas kombis do transporte complementar de mais de 20 comunidades do Centro, da Grande Tijuca e da Zona Sul serão finalmente regulamentadas. A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) publica amanhã, no Diário Oficial, resolução que cria 23 trajetos dos populares “cabritinhos” para essas áreas. Os operadores trabalhavam com autorizações provisórias desde julho passado.

Sete linhas vão atender comunidades da região central; outras sete, as da Grande Tijuca; e nove, as da Zona Sul. A resolução também estabelecerá os perímetros de atuação do serviço. Até então, os “cabritinhos” só eram regularizados no Complexo do Alemão e nos morros do Tirol e do Branco.

O objetivo da medida é organizar o transporte comunitário nessas regiões que não são servidas por linhas de ônibus. As kombis deverão circular apenas dentro das comunidades a fim de atender à necessidade de deslocamento dos moradores.

“Um sistema de transporte com qualidade precisa atender a sociedade em suas necessidades. O ‘cabritinho’ é um transporte comunitário importante para uma grande parcela de comunidades do Rio e precisa ser regulamentado para que trabalhadores e passageiros tenham mais segurança e dignidade”, afirma o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.

Inicialmente, as seguintes comunidades serão beneficiadas: Coroa; Fallet e Fogueteiro; Morro dos Prazeres; Paula Ramos; São Carlos; Sumaré; Tabajaras; Morro dos Cabritos; Sacopã; Pavão e Pavãozinho; Vidigal; Chácara do Céu; Pereirão; Chapéu Mangueira e Babilônia; Rocinha; Salgueiro e Coreia; Macacos; Formiga; Borel e Casa Branca; Morro da Caixa D’água; e Turano.

Os documentos de autorização para operar o sistema, de porte obrigatório, serão confeccionados pela Secretaria municipal de Transportes. Registros, vistorias, acompanhamento, controle e fiscalização da prestação de serviço também serão de responsabilidade da secretaria. Os motoristas que quiserem operar “cabritinhos” nesses locais deverão procurar postos do órgão — no Centro, Leblon e em Vila Isabel — para solicitar a autorização. Cada condutor poderá cadastrar dois auxiliares.

A passagem não terá um valor definido, mas não poderá ser superior à dos ônibus (R$ 3,40). Também não há limite de kombis para cada linha. O Código Disciplinar dos Cabritinhos, de 2013, não exige que os veículos tenham ar-condicionado. A SMTR diz que não será aceito Bilhete Único.

As rotas

Do Centro à Tijuca e à Zona Sul

REGIÃO CENTRAL
Coroa — Rio Comprido; Fallet — Rio Comprido; Fogueteiro — Rio Comprido; Morro dos Prazeres — Rio Comprido; Paula Ramos — Rio Comprido; São Carlos — Estácio; Sumaré — Rio Comprido

ZONA SUL
Tabajaras (Morro dos Cabritos)— Copacabana/ Botafogo; Sacopã (Morro dos Cabritos) — Lagoa; Pavão Pavãozinho — Copacabana; Vidigal — Largo do Vidigal; Chácara do Céu — Leblon; Pereirão — Largo do Machado; Chapéu Mangueira/Babilônia — Copacabana; Rocinha — São Conrado; Laboriaux — São Conrado

GRANDE TIJUCA
Salgueiro/ Coreia — Tijuca; Morro dos Macacos — Praça Barão de Drumond; Morro da Formiga — Tijuca; Borel — Tijuca; Casa Branca — Tijuca; Chácara do Céu — Tijuca; Turano — Tijuca

Você pode gostar