Por marlos.mendes
Rio - O Natal não está só no ar, como também sobre rodas: Em três localidades, verdadeiros ônibus "natalinos" vem conquistando os passageiros por onde passam. E não é o turístico de Gramado (RS), capital brasileira da festividade cristã, mas de Niterói (RJ), Recife (PE) e Grande São Paulo (SP).
Publicidade
Em terras fluminenses, a empresa niteroiense Pendotiba caracterizou quatro motoristas de "bom velhinho" e ainda conta com uma "Mamãe Noel". Até um operador de tráfego estreou na brincadeira. Segundo a passageira Veronica de Abreu, as crianças ficam enlouquecidas ao se depararem com condutores, para lá de familiares. "Mas, para falar a verdade, eu fico mais empolgada que eles", confessa Veronica. Além disso, os veículos são enfeitados e, à noite, ficam iluminados por fora. O consórcio diz que não é o primeiro ano em que o Natal embarca nas linhas da empresa, porém, houve aumento já que nas outras edições, apenas um motorista pegou carona na data. 
Motorista natalino teve a ideia e cativa passageiros há 18 anosDivulgação

Já no ABC paulista, rodoviários vestidos do casal Noel também assumem a direção da festividade no transporte público que faz ligação da região com a capital. Alguns veículos chegam a ser totalmente decorados com desenhos e enfeites e, ao anoitecer, lâmpadas de LED são acesas para dar mais graça.  

No Recife, a iniciativa foi do próprio motorista, Uiraquitan Batista, que há 18 anos, decora o interior do veículo com bolas, pisca-pisca e outros enfeites temáticos, que ganha mais reforços a cada ano. A ideia também ganha edições de festa junina, Carnaval e até chamou atenção na copa do Mundo. Porém, é na edição do Natal que Uiraquitan aposta na caixinha, para completar o orçamento no fim do ano. A linha é a 503 (Alto Santa Isabel – Marco Zero) e é bem movimentada por ligar a parte antiga da capital pernambucana a uma das mais povoadas.

Alguns motoristas encabeçaram o espírito da celebração e estão utilizando gorrinho também na cidade maravilhosa, que também não podia ficar de fora da confraternização.