Por claudio.souza

Rio - Um projeto no Havaí (EUA) vai transformar ônibus municipais abandonados em casas provisórias para moradores de rua da Ilha de Onolulu. A ideia, do escritório de arquitetura Group 70 International, é equipar os veículos com camas no lugar das poltronas, chuveiros e até sala de recreação para os sem-teto.

Projeto no Havaí transforma ônibus em moradia para sem-tetoDivulgação

Segundo uma das integrantes da empresa e idealizadora do projeto, Ma Ry Kim, os abrigos serão construídos por uma equipe de voluntários. O objetivo é dar um novo aproveitamento a coletivos que foram retirados de circulação por terem alcançado a vida útil do motor.

A organização que ajuda voluntariamente o projeto, chamada Lift, pretende construir um abrigo de ônibus por fim de semana durante o verão. A partir de materiais arrecadados de doação, a meta é transformar 70 coletivos. Os idealizadores dizem que cada coletivo será adaptado para uma finalidade distinta como quarto, sala e banheiro.

A iniciativa é inspirada em um projeto batizado de "Lava Mae" em São Francisco, também nos Estados Unidos. Desde 2013, um coletivo azul circula pela cidade da Califórnia oferecendo banhos a moradores de rua. O ônibus, reaproveitado a partir de doação da prefeitura, oferece de 300 a 500 "chuveiradas" por semana.


Você pode gostar