Por gustavo.ribeiro
Rio - A tecnologia ganhou o troféu de melhor amiga da mobilidade. Duas ferramentas online que facilitam a vida do passageiro de ônibus foram vencedoras do Prêmio Mobilidade Urbana 2015, da Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro), na categoria Relacionamento com o Cliente. A Viação Ideal ganhou o primeiro lugar por um aplicativo que informa a localização dos coletivos em tempo real. A empresa Rio Ita levou o segundo lugar por um serviço de atendimento exclusivo a deficientes físicos.
Há cerca de dois anos, o sistema digital da Viação Ideal informa o passageiro não só sobre a localização do ônibus em tempo real, como a previsão do tempo de chegada ao ponto de embarque. Em sua segunda versão, o aplicativo já aponta o posicionamento do veículo no mapa da cidade do Rio e a rua em que ele se encontra. Através dele, as pessoas com deficiência física também conseguem saber quais veículos são adaptados para cadeirantes. Cerca de 40% dos acessos ao site (idealonline.viacaoideal.com.br) são realizados por telefone móvel.
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“Notamos que o pico de utilização é nos fins da tarde, quando aquele passageiro que trabalha no Centro da cidade acessa o IdealOnline para reduzir seu tempo de espera no ponto exatamente quando o trânsito está mais congestionado”, explica Gustavo Albuquerque, gerente administrativo da empresa. Com o IdealOnline, pode-se acompanhar pelo GPS cada um dos 164 ônibus distribuídos em 13 linhas operadas pela empresa”, afirma.
A Rio Ita, segunda colocada, também desenvolveu um aplicativo para deficientes físicos. Através do site www.cadeirante.esy.es, a pessoa informa a linha, o sentido e o ponto em que deseja efetuar o embarque e fica sabendo o tempo aproximado de chegada dos próximos ônibus que possuem elevador. O motorista recebe um sinal sonoro e luminoso com a informação de que uma pessoa com deficiência quer embarcar
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 “O projeto me deu mais conforto e segurança, facilitou bastante pra mim. Já vejo o horário, me programo, mando o comunicado e o motorista já sabe onde vou estar. Melhorou muito a minha mobilidade. Dez minutos antes do ônibus passar já estou no ponto e vou para onde quero”, diz a passageira Teodora Lucia Silva, moradora de São Gonçalo.