Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Os cariocas enfrentam a partir deste fim de semana a quarta etapa das mudanças nas rotas de ônibus que cortam a Zona Sul. As linhas 136, 154, 126, 128, 155 deixam de existir neste sábado e, em substituição a elas, entrará em funcionamento a Troncal 6 (Jardim de Alah - Rodoviária, via Túnel Santa Bárbara).
No mesmo dia, entrará em operação também a Integrada 6 (Cidade de Deus - General Osório, via Itanhangá), que substitui a linha 354, que também será eliminada. Já a 434 passará a ser circular e terá seu trajeto encurtado na Rua Real Grandeza, em Botafogo, de onde volta para o Grajaú.
Publicidade
Nas três primeiras etapas das mudanças, iniciadas em outubro, foram criadas oito novas linhas (mais um serviço parcial), 12 tiveram seus trajetos alterados e outras 23 foram extintas. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), estudos preliminares mostram que já houve redução de cerca de 10% da frota de ônibus nos corredores BRS de Copacabana e de 20%, nos do Centro.
A implementação total da reestruturação deve ser concluída em março do ano que vem e prevê a redução de 35% da frota que circula na Zona Sul. O objetivo, segundo a SMTR, é acabar com a sobreposição de linhas na região, tornando o sistema de ônibus mais eficiente e melhorando o trânsito. As informações aos passageiros são de responsabilidade das empresas e falhas podem ser denunciadas ao telefone 1746. A prefeitura recomenda o uso do site ‘ Vá de Ônibus’ para informações sobre qual linha utilizar.
Publicidade

NOVAS LINHAS
Troncal 6 (Jardim de Alah - Rodoviária, via Túnel Santa Bárbara) – BRS 1.
Publicidade
Integrada 6 (Cidade de Deus - General Osório, via Itanhangá) – BRS 3.

ENCURTADA
Linha 434 (Grajaú - Leblon) passará a fazer o trajeto Grajaú - Botafogo, via Lapa e será circular — BRS 2.
Publicidade
ELIMINADAS
126 (Rodoviária – Copacabana, via Santa Bárbara).
128 (Rodoviária – Leblon, via Copacabana ).
136 (Rodoviária – Copacabana, via Leopoldina).
154 (Ipanema – Central).
155 (Ipanema – Central, via Santa Bárbara).