Rio - A distribuição dos produtos industrializados engloba um amplo processo de organização e planejamento. São quatro pontos fundamentais: a divulgação da indústria, a quantidade produzida pela fábrica, a relação de compra entre a loja que vai vender e o fabricante, e a logística de entrega. Se algum destes pontos não estiver alinhado, o produto vai faltar na hora em que o consumidor se interessar em comprar. Leia mais abaixo.
Por Marco Quintarelli
PERGUNTA E RESPOSTA
“Descobri um produto no jornal e fiquei interessado em comprá-lo. Passei a procurá-lo em lojas especializadas e não encontro! Por que a indústria faz isso com seus consumidores?”
Rafael, Barra da Tijuca
Quando um produto é lançado por uma grande empresa, é elaborado um plano de ação para organizar sua chegada aos pontos de venda.
Dependendo de qual for o volume de itens, a mercadoria pode ser programada pela fábrica para ser levada imediatamente a um vasto número de lojas a partir do seu lançamento, ou então, para entrar no mercado gradativamente, de acordo com as estratégias e volume da remessa.
Em geral, o fabricante está ansioso para que as peças cheguem ao consumidor final com rapidez. Sempre há expectativa de que elas sejam aceitas pelo público e vendam de acordo com o planejado.
Na maioria das vezes, quando procuramos um produto recém-lançado e divulgado, partimos da ideia de que ele já está disponível para compra. Mas nem sempre é assim.
Para que o produto esteja à disposição é necessário que ele passe por um longo trajeto. Entre a ação de divulgação da indústria e a logística de distribuição, todos os pontos precisam estar articulados.
No seu caso, é certo que uma dessas etapas está falhando e com isso,o produto não chega aos locais de venda.
Em algumas situações, o lançamento de um produto faz com que os preços iniciais sejam um pouco mais altos.Por isso, sugiro que procure controlar a ansiedade nesse período. Espere que o produto chegue a todas as lojas, compare ofertas e aguarde para saber se a aceitação junto aos demais consumidores será boa e se vale à pena adquiri-lo.Pesquisar e comparar preços no comércio pode te ajudar a fazer uma compra mais justa.
Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos.