Por tamyres.matos

Rio - Milhões de trabalhadores brasileiros comem fora todos os dias e fazem suas compras em mercados. Por esta razão, nós do Procon Carioca priorizamos a fiscalização em mercados e restaurantes, a fim de verificar a qualidade dos alimentos e também as condições de higiene nos estabelecimentos.

Pesquisa feita em nove capitais brasileiras revelou que mais da metade dos pratos servidos em bares e restaurantes não está adequadamente limpa. O estudo, na verdade, foi uma análise microbiológica em 150 alimentos prontos para consumo.

A notícia só vem reforçar o que o Procon Carioca constata diariamente. Só neste ano, nossos fiscais apreenderam mais de uma tonelada de comida estragada ou fora de condições de venda. Flagramos, imagine o absurdo, carne estragada guardada dentro de um balde, pronta para ser ‘oferecida’ ao consumidor, num conhecido restaurante do Centro da cidade!

Por isso, preste muita atenção à higiene e à limpeza dos locais em que costuma fazer compras ou comer. Repare também as pessoas que cozinham e servem a comida. É uma questão de respeito ao consumidor, que paga, de boa-fé, por um produto, sem sequer imaginar se foram seguidos pré-requisitos básicos de higiene. Oferecer comida imprópria e ainda aferir lucro com isso é prática criminosa.

A fiscalização do Procon Carioca já esteve em dezenas de supermercados e restaurantes e em muitos outros estaremos no futuro. Essa é a nossa função, protegê-lo, especialmente quando se trata da sua saúde e integridade. O Procon Carioca vai prosseguir em novas autuações. É nossa obrigação, sempre que houver ameaça à saúde do consumidor.

Solange Amaral é secretária municipal de Defesa do Consumidor e coordenadora do Procon Carioca

Você pode gostar