Por bferreira

Rio - Não tenho formação em Pedagogia. Sou, como muitos, um curioso da educação. Aqui me apoio em baluartes como Paulo Freire e Darcy Ribeiro, na crença de que essa curiosidade me credencia como pensador e agente. Ganho a vida produzindo desenhos animados autorais num país sem muita tradição no ramo. É o bastante para que alguns me considerem “empreendedor bem-sucedido”, mesmo que intimamente eu me veja como aprendiz. Fato é que palestrei em universidades e representei o país em eventos. Tenho a confiança de profissionais notáveis que colaboram com meu trabalho.

Nesse ponto, o que chama a atenção é o contraste: o ‘sucesso’ de hoje foi o fracasso de ontem. Passei a maior parte do período escolar abaixo da média e me vi como mau aluno, fui a ovelha negra. Não estou sozinho. Numa rápida enquete com 20 artistas do estúdio, a grande maioria se descreveu como mau aluno, sobretudo nas ciências exatas. No entanto, alguns enfrentaram processos seletivos rigorosos para integrar nossa equipe. A diferença é que nessa avaliação o critério era outro, que não habita o currículo escolar: a criatividade.

Na educação padronizada muitos talentos passam despercebidos e são até sufocados. Posso dizer que eu e meus colegas tivemos sorte. Há os que perseveraram sozinhos, os que contaram com o apoio da família e aqueles que tiveram professores que enxergaram seu potencial. Esses educadores entendiam a dificuldade de uma mudança estrutural no sistema de ensino, mas perceberam que pequenas atitudes fazem diferença.

Com amigos de uma agência de projetos culturais, criamos um curso gratuito para iniciar adolescentes na produção de desenhos animados. O objetivo é identificar e estimular talentos, apresentando ferramentas de expressão, que podem, inclusive, se transformar em profissão. É gratificante ver o orgulho renovado de alguns pais ao assistir os filmes produzidos por seus filhos.

Educação está ligada ao futuro. As atividades humanas que mais crescem hoje sequer existiam 20 anos atrás. Avançar requer mudança, e mudança exige criatividade.

Produtor de desenhos animados e criador do projeto Estúdio Escola

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