Rio - O Rio está se solidificando como referência mundial para grandes eventos e, em consequência disso, vem recebendo muitos investimentos, sejam eles governamentais, em infraestrutura, e privados, com a chegada de muitas empresas — e com o pré-sal isto deve aumentar de forma exponencial. Para que o nosso estado mantenha este status após a realização da Copa e das Olimpíadas e continue neste viés de crescimento, é importante que preparemos o terreno. Esta é a razão de ser do projeto Start Up Rio, recentemente lançado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.
Sabemos que a tecnologia digital é responsável pela criação de série de novos negócios e também pela atração de muitos outros. Sendo assim, o governo do estado vai abrir seleção para financiar 50 projetos que poderão fazer a diferença. Serão investidos R$ 5 milhões em jovens empreendedores, que, certamente, farão com que este valor se multiplique na forma de impostos, postos de trabalho e qualificação profissional.
Antes mesmo de o primeiro projeto sair do papel, o cidadão já terá retorno: a secretaria vai reformar a antiga faculdade de Direito da Uerj, no Catete. O local, um prédio histórico que já abrigou a União Nacional dos Estudantes, se transformará em escritório compartilhado com toda a tecnologia necessária para receber as equipes que vão desenvolver os projetos selecionados por concorrência pública. Ou seja, vamos investir em tecnologia e, ao mesmo tempo, contribuir para a revitalização de um tradicional bairro de nosso estado.
Acreditamos que o Rio reúne todas as condições para se tornar a capital nacional da Tecnologia da Informação e Comunicações. Temos vocação para isso, além de vários centros de excelência e da criatividade natural de nosso povo, comprovadamente empreendedor. As oportunidades estão por aí, e o estado está trabalhando para incentivar a inovação e fazer com que o Rio de Janeiro seja tudo aquilo que seu povo merece.
Secretário estadual de Ciência e Tecnologia