Por thiago.antunes

Rio - O 8º Congresso da Fist foi realizado com a presença de 18 entidades e movimentos sociais e de moradores das 26 ocupações filiadas, num momento de radicalização do processo de remoções pela prefeitura com vistas à “revitalização da cidade”, que nada mais é do que o avanço do capital visando ao afastamento da pobreza, cada vez mais empurrada para a periferia. Apesar de a prefeitura dizer que serão 30 mil famílias removidas, este número pode chegar a mais de 40 mil.

Em ano de Copa do Mundo, os governos capitalistas de Paes, Cabral e Dilma se unem para criminalizar os movimentos sociais, como a Fist, que também luta contra os nocivos leilões do petróleo e gás e contra a exploração e o leilão do poluente xisto betuminoso, que retiram dinheiro da moradia, saúde, transporte e educação para engordar os lucros das transnacionais.

Todos aqueles que resistem têm sofrido a maior violência deste Estado fascista que mata pobres em favelas todos os dias através das UPPs, com o Bope e milícias; e, na Saúde, com o desmonte do SUS — tudo com o apoio da grande mídia, da maior parte do Judiciário e do Ministério Público. A Fist vem sendo atingida por contínua perseguição com processos e detenções de seus membros.

A sala do nosso movimento foi violada, com a subtração da agenda de compromissos, o desaparecimento de um processo e do acervo da Casa do Artista Plástico Afro-brasileiro, o hackeamento de computadores e o corte da linha telefônica e internet, há muito grampeadas.

Para calar a voz das ruas, o governo Dilma Rousseff criou mecanismos como a Lei Antiterrorismo, a Lei de Crime em Local Público, a Lei Geral da Copa e a Portaria Normativa do Ministério da Defesa, que qualificam os movimentos sociais como “forças oponentes”, evidenciando a farsa do suposto Estado Democrático de Direito, que de fato é um Estado de ditadura do capital, autoritário e policial.

Há três anos e três meses sem sofrer despejo, a Fist derrotou as prefeituras do Rio e de São Gonçalo em favor das ocupações Vila da Conquista e Margarida Maria Alves, respectivamente, além de ter ganhado recentemente processo contra a investida de Eike Batista, que, com documentação falsa, quis expulsar as ocupações Luiza Mahin e Escrava Anastácia, na Glória.

A Fist ratificou o direito inalienável à moradia digna para todos, além de ter se posicionado contra as remoções e despejos, pela reforma urbana sob o controle dos trabalhadores; contra a criminalização dos movimentos sociais; e contra a atuação da milícia nas ocupações Nova Palmares, localizada na Vila da Penha, e Olga Benário,em Campo Grande; além do apoio aos processos bolivarianos, contra os ataques do imperialismo ianque, e contra a farsa eleitoral, uma vez que as eleições no Brasil são financiadas pelas grandes empresas.

André de Paula é advogado da Frente Internacionalista dos Sem-Teto

Você pode gostar