Por bferreira

Rio - Imagina o Vale do Café, durante o Ciclo do Café? Lugar certo no tempo certo, para uns, e erradíssimo para outros. Quem mandava devia adorar; quem era escravo, detestar. Do encontro destes mundos, participação especial do cocar indígena, ergueu-se um império opulento de 13 cidades, tendo Vassouras como estrela principal, e a Fazenda São Luiz da Boa Sorte como maravilhoso exemplo do conforto dos poderosos e da barra duríssima que os negros enfrentavam. Para cada aposento divino, a imediata lembrança do aperto dos que aquilo sustentavam. Cada privilégio, muitas dores. Me contou o historiador Mauro Fernandes as estripulias de Dona Braba, matriarca de fortuna, que adorava uns negões em 1800. Enredo pronto para Escola de Samba, cadê vocês, agremiações?

E visitar esses lugares me pesa porque entro em contato direto com meus ancestrais, que me rodopiam no dilema de que agora sou senhor. E como a próxima encarnação vem aí, tudo pode mudar, de novo. Os atuais proprietários, admiráveis Nestor e Lili, discursam veementes sobre a necessidade de abrir as porteiras para as novas gerações, porque de direito, elas precisam ter acesso a um mundo que seus bisavôs construíram. Concordo. E buscam atrair a gurizada do ensino público para ver tal universo, e desta experiência refazer o cotidiano. Como estive no dia da abertura da Mostra Casa Real 2014 (mobiliário histórico, exposição de arte contemporânea e comidalhança da Carla Nigel), fui agraciado com experiências incríveis, que muito mexeram comigo. Todos podem ir ver esta bacanérrima iniciativa até domingo próximo, 27. Recomendo porque é gratuito, e ver arte e estar ali é maravilhoso.

A presença da grande artista Ana Bella Geiger explicando os significados e significâncias de sua instalação ‘Circa’, ruínas em memórias, um luxo. Depois, a performance Ninbus Oxalá, com atabaques no entardecer chamando nossos Orixás e elevando o povo negro a um status de protagonista de seu querer, impressionante na estrada de palmeiras da porta principal da fazenda. E por último, a fala de Mãe Beata, entidade descida à terra para apaziguar os corações, grito de mistérios e segredos, Rainha Negra a destilar sapiência. E ver a inteligência de Liliana Rodrigues diante da ébano majestade, a perspectiva da anfitriã em elevar a categoria de estrela a emblemática mulher, isto já valeria a visita a lugar tão energético.

Depois, teve árias com Fernando Bicudo e sua trupe gloriosa, em cenário deslumbrante.

Foi o máximo rever meu passado...

Você pode gostar