Por bferreira

Rio - Encontro de família, o cunhado chega, short de lycra, rindo até o siso, números costurados no peito da regata sintética. Meia maratona completada em tempo mínimo, achou barato e emendou em largas passadas a ida pro almoço de domingo. Batimento cardíaco em torno de 60, um acinte, me indaga pausadamente:

— Môa! Tem que correr!

— Eu já estou correndo, cunhado. Risco de morte!

Versículo religioso, Deus criou o mundo em sete dias, incluindo o descanso.

Noves fora a natureza, soberana no planeta, o ser humano ficou a desejar.

Defeitos de fabricação, nariz de gavião, orelhas de abano, são constantes os avisos de recall para o combustível dessa engrenagem de carne e osso. Peço perdão ao Criador, mas apressado em obra própria, a democracia de células involuntárias, radicais livres, enzimas e metabolismos, o sujeito engorda desde o primeiro choro, não importando a dieta uterina.

Conheço pessoas de rara educação, priorizando frutas, saladas e grelhados na refeição, que continuam sendo chamadas de ‘rolha de poço’. Recorrem aos distantes spas localizados nesses sítios de muro alto, quase um tratamento antidrogas. Madrugam junto a ordenha da vaca, caminham em trilhas espinhosas, moletom enlameado e, no fim da tarde, emagreceu um grama na Balança da Verdade.

Do outro lado, o boêmio diurno. Presença obrigatória na fotografia do bar da esquina, bebe em pé pra engordar a barriga da perna. São dúzias de cervejas ao longo da jornada, um conhaque de mel, vez por outra, pra adoçar a vida, seguidos de moelas, torresmos, sardinha no óleo queimado, pernil de ontem, umas azeitonas de enormes caroços, outro traçado, e, à noite, ainda de chinelos entre os dedos, descobre que perdeu um quilo na semana.

Pior. As receitas.

O ovo, com cara de Ronaldinho Gaúcho, uma hora urubu, depois, galo, troca de time em toda a temporada. Agora, revelação promissora, o bacon ganhou o status de colesterol bom. Indicado no tratamento das coronárias, entope seu cardápio de opções saudáveis rico em proteína animal e seus arredores saturados.

Optei pelo sedentarismo.

Intimamente, mantenho esperanças que, num breve futuro, benefícios serão descobertos nessa prática de vida.

Você pode gostar