Por bferreira

Rio - Restaurante cheio, mesas próximas, escuto a madame, voz de asco, rejeitando o garçom:

— Molho Barbecue, não! Tenho alergia.

A minha primeira reação foi preconceituosa, “coisa de rico. Pobre só tem alergia a fome”. Depois culpei a globalização. Saudosista, o retrogosto me trouxe ao sabor das festas de casamento da juventude. Num pratinho laminado, maionese caseira, pernil, farofa e molho a campanha, aquele que azeda por conta do pimentão verde. Aliás, nessa época, ainda não existiam outras cores pra ácida fruta,amarelo, vermelho, desses gigantes da Cobal do Leblon. Outra novidade é por mel nos queijos exóticos, mas isso é receita pra uma próxima crônica.

Na verdade o mundo moderno, pelo menos no planeta­Brasil, renasce em hábitos comuns entre os yankees do consumo após uma roupagem new order, a chamada repaginada, transformando em coqueluche do momento. Longe de ser uma tosse com guincho, infecciosa, no trato da moda que também contagia. É o boné de beisebol na testa do flanelinha, destaque pra aba de Golias, personagem em preto e branco.
Outro dia, tarde de vinhos tintos, escuto um casal entre brindes:

— Gostei mais dessa garrafa. Uma uva mais incorporada...

Meu amigo e parceiro dessa página às segundas­feiras, Fernando Molica, me convenceu da possibilidade da vinícola pertencer a um Pai de Santo Cabernet de safras antepassadas, um Doutor Fritz psicografando safras e cortes varietais.

Já não somos alface e tomate. A endívia, consumida desde os tempos de Nero, O Acesinho, hoje divide a fama com a chicória de subúrbio, um pé de luxo na saladinha do prato feito. Sem contar a lichia, fruta com forma de ouriço, encontrada no meio fio de qualquer rua da China, adaptado aos regimes tupiniquins.

Parece que ouço na feira da esquina:

— Olha a lichia! Moça bonita, nãopaga.

Balcão apertado, o vizinho comenta:

— Detesto carpete!

— Eu também! Ácaros?

— Não. Muito mal passado! Ainda vem cheio de alpargatas, salgadas. Não engulo!

Saudade que me deu do vermelhão, o assoalho da minha infância.

E-mail: moaluz@ig.com.br

Você pode gostar