Por bferreira

Rio - Uma recente pesquisa do Ibope/Lance! revelou que 90% dos brasileiros não costumam frequentar os estádios de futebol. Trata-se de um número estarrecedor, haja vista o Brasil ser considerado o país do futebol. Inúmeros motivos foram elencados pelos entrevistados para não frequentar os estádios, entre os quais a violência (34,5%), a distância (27%) e o preço dos ingressos (17%).

A pesquisa também revelou que o costume de ir aos estádios de futebol é mais comum entre os que têm renda familiar acima de 10 salários mínimos, enquanto que os torcedores com renda entre 2 e 5 salários mínimos, são os que menos vão aos estádios. Isso, apesar de todo o trabalho de incentivo ao programa sócio-torcedor, cuja finalidade é conceder descontos em torno de 50% nos preços das entradas àqueles que se comprometam a pagar R$ 30, em média, de mensalidade ao seu clube de coração.

É patente que os altíssimos valores dos ingressos estão fora da realidade do poder aquisitivo dos brasileiros, cabendo aos envolvidos no processo de gestão esportiva rever a atual política de preços.

Em relação à distância como motivo para afastar o torcedor dos estádios, podemos concluir que não é o caminho a ser percorrido em si, mas o transporte, na verdade, que é o principal problema. Há que se buscar soluções para melhorar o deslocamento do público. Não só aumentando o número de ônibus nas linhas, mas também melhorando os de massa, trens e metrôs, nos dias de jogos, incentivando assim o torcedor a utilizar esses serviços e deixar o automóvel em casa. Para isso, é necessário verdadeiro choque de gestão da qualidade desses serviços.

Finalizando, há que se tomar medidas contundentes para prover efetiva segurança aos torcedores nos estádios de futebol. A violência é o principal fator de esvaziamento das arenas esportivas, conforme revelou a pesquisa.

Portanto, cabe às autoridades em conjunto com os gestores do futebol, buscarem soluções para trazer de volta a sensação de segurança aos torcedores. Com isso, certamente estarão aumentando a presença do público. Afinal, ter apenas 10% da população frequentando os estádios desautoriza o Brasil a se considerado o país do futebol.

Melquisedec Nascimento é Capitão da Polícia Militar do Estado do Rio

Você pode gostar