Por bferreira

Rio - A reformulação da grade de horários da SuperVia é uma grande tacada para melhorar o sistema. Excluindo a renovação da frota, naturalmente lenta diante das dificuldades de logística e da provisão de verbas, trata-se da maior mexida em anos de transporte sobre trilhos. Como O DIA mostrou ontem, a concessionária vai alterar na semana que vem a distribuição das composições e o funcionamento de estações, privilegiando os trens expressos.

Espera-se, com os ajustes, reduzir o tempo das viagens e aumentar a oferta de lugares. Para os milhares de passageiros que por anos reclamam de atrasos, superlotações e enguiços — alguns sérios, como os descarrilamentos com feridos —, as medidas anunciadas pela SuperVia podem, sim, revolucionar o sistema. Basta que a concessionária faça seu trabalho a contento.

A nova grade, contudo, não é consequência apenas de boas ideias e estudos. A rede estará mais ativa graças a um investimento que modernizou o sistema de sinalização. Com a aplicação de mais recursos, o carioca terá trens cada vez melhores, o que será capaz de desafogar as congestionadas vias do Grande Rio. Pensar num transporte de massa melhor é garantia de qualidade de vida.

Você pode gostar