Por bferreira

Rio - A República foi proclamada no Brasil há 125 anos. Não foi um movimento popular e sim uma articulação de alguns líderes do Exército, mas havia muitos descontentes com o Império, já em declínio. Essa falta de povo foi suprida em 1993, quando, em um plebiscito nacional, 44.266.608 brasileiro(a)s definiram que este seria o nosso sistema de governo (apenas 6.843.19, cerca de 10% dos que compareceram às urnas, votaram na Monarquia).

Esse ‘governo do povo, para o povo e pelo povo’, porém, ao longo da história brasileira, teve muitas faces: oligárquica e coronelista, na República Velha (até 1930), modernizadora e autoritária (na Era Vargas, até 1945), liberal-democrática (até 1964), ditatorial (do golpe de 1º de abril daquele ano até 1985) e esta etapa atual, que tem como marco jurídico mais importante a avançada e nem sempre cumprida Constituição Cidadã, promulgada em 1988.

Uma boa maneira de celebrar a Proclamação da República é lançar um olhar sobre as suas deficiências, trazendo questões que nos coloquem em movimento. Na busca do melhor ideal de República, cabe perguntar: 1) como anda a participação popular na vida pública?; 2) como eliminar a influência do poder econômico nas eleições?; 3) qual o zelo para com o dinheiro público?; 4) existe igualdade de oportunidades para todos?; 5) a transparência na gestão é praticada?; 6) tem sido respeitada a diversidade de culturas, hábitos, etnias e orientações das pessoas?

A superação dessas insuficiências não é só tarefa das ‘autoridades’, mas desse que dá legitimidade ao regime: Sua Excelência, o Povo. A ele, com luta e consciência, cabe ‘republicanizar a República’.

Chico Alencar é professor de História e deputado federal do Psol-RJ

Você pode gostar