Por bferreira

Rio - Não dá pra ficar indiferente. Reportagens e anúncios imensos alardeiam a nova versão de um celular, um brinquedinho que custa cerca de R$ 3 mil. Pelo preço, imagino que seja como aquelas moças que antigamente, nos classificados dos jornais, diziam fazer de tudo. É razoável supor que, pela grana necessária para comprá-los e pela expectativa em torno deles, esses aparelhos não devem se limitar a fazer e receber ligações, fotografar e filmar, permitir conexões com a internet e acessar o GPS. São muito melhores que o telefone automático sonhado pelo poeta Manuel Bandeira nos anos 1930.

Arrisco dizer que, para justificar o valor do produto e a ansiedade dos consumidores, esses novos celulares nos darão apenas boas notícias. O feliz proprietário de um deles não terá mais com que se preocupar, não haverá motivo de apreensão a cada chamada, nenhuma delas anunciará morte, doenças, desastres, problemas diversos — sequer receberemos da amada a notícia de que aquela história chegou ao fim. Da mesma forma, bastará ligar de um deles para que uma desejada e distante musa aceite o convite para jantar. Aos seus ouvidos, nossa voz chegará firme, jovem e sedutora.

Nas fotos clicadas com este primor da tecnologia, não teremos qualquer resquício de barriga, rugas ou de cabelos brancos. Ficaremos mais altos e fortes, capazes de rivalizar com qualquer galã de novela das sete. Um efeito tão consistente que resistirá até mesmo à prova dos nove do contato pessoal. Ela, o alvo de nosso ataque, reconhecerá que seus sentidos — olhar, audição, tato, olfato — são inferiores, incapazes de rivalizar com aquela maquininha criada pelas brilhantes mentes de grandes cientistas.

Nossa conta bancária sempre exibirá o melhor dos azuis quando acessada pelo novo celular. Nada de débitos, de recurso ao cheque especial, de cifras impressas em vermelho ou antecedidas pelo sinal negativo. Nos sites de notícias haverá apenas boas novas, nada de corrupção, chacinas ou seca: a telinha me garantirá que o Botafogo não cairá para a Segundona. Engarrafamentos serão jogados para um passado remoto, os caminhos ficarão abertos todas as vezes que utilizarmos o aparelho para descobrir a melhor rota — não receberemos apenas mapas, mas a garantia de pistas livres. Vou-me, então, embora para uma dessas lojas que oferecem a novidade. Tratarei, hoje cedo, de garantir meu passaporte para a felicidade — e aqueles gringos, os inventores do aparelho, vão se ver comigo se todos os meus desejos não forem realizados.

Você pode gostar