Por bferreira

Rio - Nunca entendi direito essa coisa de acordar cedo. Nunca fui da tribo que gosta de ver o sol nascer. Sempre fui daquele tipo que ia meio dormindo pra escola, que funciona no automático por muito tempo depois de acordar. Aliás, acordar cedo nem é difícil. O despertador toca, a pessoa se levanta, dá a noite por encerrada, e o dia começa.

A questão é funcionar bem nas primeiras horas do dia. As tarefas mais simples ficam difíceis, tudo cai da mão, nada se encaixa. Já pedi demissão de um emprego dos sonhos para não ter que acordar todo dia às cinco da manhã. Já aceitei um emprego que implicava em mudar de cidade e de vida só porque me fizeram a proposta ao amanhecer e eu não estava lúcida o suficiente para ter o discernimento de não aceitar.

Por falar em porque tem uma série de porquês me atormentando o dia a dia. Quer saber? Por que é que as moças estilo “periguetes” insistem em viajar de avião vestidas como se fossem à praia, de chinelinho e shortinho? Por que as mulheres , de modo geral, insistem em usar 32 pulseiras, quatro anéis e mais um sem número de adereços se sabem que vão ter que se desmontar inteira para passar pela esteira da Polícia Federal nos aeroportos? Por que as pessoas adoram furar fila? Por que é que algumas pessoas não conseguem entender que fila é um atrás do outro, pela ordem de chegada? Por que, com o ônibus vazio, a criatura se senta justo ao lado do único passageiro do veículo? Por que as pessoas dão seta para a direita e entram para a esquerda? Por que o motorista insiste em acelerar quando vê o sinal ficar amarelo? Por que é que o ilustre condutor do veículo insiste em avançar mesmo tendo certeza que vai fechar o cruzamento? Por que as pessoas recebem um convite, onde se lê rsvp, ou seja, confirme sua presença ou sua ausência, e nunca respondem? Por que as pessoas insistem em andar do lado esquerdo da escada rolante se não pretendem subir mais rápido? Por que os operadores de trânsito em qualquer esquina da cidade estão sempre ocupadíssimos com seu próprio celular em vez de orientar o trânsito?

Por que é que motoristas de carros e ônibus ignoram porta de garagem e pensam que acharam uma ótima vaga? Por que é que as pessoas quando entram num elevador vazio ficam bem perto da porta, e dali não se movem, feito postes, dificultando a entrada dos outros? O que será que passa pela cabeça da criatura, será que acha que vai chegar primeiro? E os que entram mal a porta do elevador se abre, quando ele chega no térreo, sem dar a menor chance de quem está lá dentro sair? E o povo das mochilas? Por que será que eles não realizam que seu volume corporal ficou maior e se movem com a mesma desenvoltura de sempre, para desespero de quem leva a “mochilada”? Por que não sei, mas adoraria saber. Mas, por favor, só me contem depois de dez da manhã.

E-mail: comcerteza@odia.com.br

Você pode gostar