Por bferreira
Rio - A tarefa de reduzir os acidentes de trânsito, sobretudo, envolvendo ônibus, é um desafio permanente à autoridade pública e à sociedade. Por isso, é muito bem-vinda a criação pela Prefeitura do Rio de uma espécie de ‘ficha limpa’ do volante a vigorar nas empresas de transportes municipais, como O DIA mostrou esta semana. A medida visa a coibir imprudências de maus motoristas de coletivos, que põem a vida de centenas de pessoas em risco.
O novo documento, o Cartão de Identificação do Auxiliar de Transporte (Ciat), pode ser visto como um avanço na área de segurança nos transporte de massa. Ele permitirá que todo o histórico do profissional seja monitorado e os infratores, enquadrados. E mais. Irregularidades cometidas irão pesar contra a contratação do profissional em outras empresas de ônibus.
Publicidade
O bom motorista só tem a ganhar. Seguidor das leis de trânsito, não terá mais a concorrência no mercado desses maus profissionais. Ao usuário, a maior conquista. Ganhará o direito a viagens mais tranquilas e seguras, sem sobressaltos de motoristas bandalheiros. Que a medida saia logo do papel e sirva de exemplo a outras cidades do estado.