Por bferreira

Rio - Nosso domingo começou como quase todos. Assim que ficamos prontos, descemos para a feira. Hoje seu primo também estava e pode acompanhar de perto a nossa rotina. Como sempre, você vai animado, pois simplesmente ama ir à feira. A primeira parada é a barraca de melancia, onde sempre ganhamos umas fatias. O feirante é conhecido como Ronaldinho e ele, assim que te vê, vai logo oferecendo um pedaço. Você come com muita vontade em segundos e tenta morder até a casca. Às vezes, come até dois pedaços. Como cabe?

Ao lado, fica a barraca de laranjas, onde tem sempre uma laranja lima esperando pela sua visita. O ajudante do feirante é um rapaz bem magrinho e simpático, que logo me pergunta: “Posso descascar uma lima para o meu amiguinho?” Você fica na expectativa, olhando. Depois, vêm água de coco e tapioca com queijo, deliciosas! Outro dia, o caminho estava livre e lá se foi você, andando na frente, todo feliz e animado, bem independente. Da outra vez que fomos à feira o flagrei com as mãozinhas para trás, sentindo o aroma das folhinhas de hortelã que estavam bem na altura do seu nariz. Vi quando respirou fundo para sentir o perfume.

Observar que é tão atento aos detalhes e bastante curioso me encheu de alegria. Foi lindo acompanhar a sua descoberta. Que sempre tenha luz, iniciativa e leveza.

Choro só de te escrever. Mas é que sou emotiva e fico realizada por vê-lo cheio de vida. Por você quero viver mais e melhor, ter saúde. Hoje, na barraca de aves e linguiças, comprei um peito de frango bonito. Já em casa, botei no tabuleiro com a pele virada para baixo, sobre uma camada de cebola roxa grosseiramente picada. Temperei com tangerina e limão siciliano, sal e tomilho fresco. Derramei azeite. Você me ajudou, botando as folhinhas de manjericão por cima. Fiquei feliz por ter participado.

Caminhando perto de casa, havia uma loja com uma caixa de som ligada. A música te atraiu e te vi entrando sem que conseguisse impedir. A vendedora se aproximou e se abaixou, perguntando seu nome. Ela era loura, e estava tocando ‘Um Girassol da Cor de Seus Cabelos’, uma música de Lô Borges, dos anos 70. Você fez uma dancinha e a moça ficou emocionada. “Nossa, trabalho aqui há tantos anos, mas tinha esquecido que na loja tocava música. A criança resgata coisas que a gente nem lembra mais, né?”, perguntou-me. Concordei.

Deus torne este mundo melhor, meu anjo. Para que você e todos possam sentir alegria nas coisas simples.

Que o mundo fique mais saudável.

Você pode gostar