Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - A confirmação de que ondas gravitacionais existem é, para além de toda ficção científica, uma vitória incontestável e histórica da ciência. Não há exagero quando se compara o feito divulgado ontem por time de cientistas ao avistamento de planetas pelo telescópio rudimentar de Galileu. Em ambas as situações, abriu-se nova e instigante janela para o espaço.
A captação das ondas é uma vitória por dois motivos. O primeiro avaliza a brilhante teoria de Albert Einstein, que há cem anos apresentou seus postulados sem um décimo da tecnologia que se tem hoje. E esta é a segunda razão para celebrar: finalmente a humanidade foi capaz de enxergar as ondas e de discernir o que de fato estava ouvindo, na miríade de sons que vêm do Cosmo.
Publicidade
Entender o Universo em todas as suas dimensões é saber ler todos os seus alfabetos. Os mais entusiasmados com a descoberta já falam em dominar buracos de minhoca e de encurtar distâncias interestelares. Ainda que para muitos seja ficção, está mais perto da realidade.