Por bferreira

Rio - Com aproximação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio, que terá a presença do Papa Francisco, entre 23 e 28 de julho, artigos religiosos estão mais caros. Há produtos que já subiram até 58% este ano. Indispensáveis nas missas, o vinho e a hóstia a serem consagrados foram os que mais sofreram com a inflação. Para os fiéis, a alta nos valores foi sentida principalmente nos produtos licenciados para a Jornada.

Para a aposentada Maria do Carmo da Silva%2C 67 anos%2C as camisetas da Jornada poderiam ser mais baratasErnesto Carriço / Agência O Dia

Cuidadora da Capelinha do Menino Deus, na Lapa, Celeste Magalhães conta que o preço do vinho e da hóstia subiu. A bebida, que antes era vendida a R$ 19, hoje sai por R$ 30. Já o pacote da hóstia, cuja matéria-prima é a farinha de trigo, valia R$ 220 e subiu para R$ 320. Um reajuste de 58% e 45%, respectivamente. “Tudo aumentou, inclusive os artigos religiosos. É um reflexo da inflação”, diz Celeste.

Já em produtos como medalhas, santinhos e terços, o reajuste foi menor. Em geral, os fiéis perceberam um encarecimento de, em média, um real em cada item. O terço, que custava R$ 11, é oferecido por R$ 12.
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Fabricante de artigos religiosos, Rosanna Pascale diz que a matéria-prima ficou mais cara, influenciando o custo final. “Materiais como resina e metal aumentaram de preço. Mas, continuo vendendo pelo valor de antes. O comerciante, depois, revende pelo preço que quiser”.
Vendedora de artigos religiosos da Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro, Shirley Calaça diz que percebeu uma alta nos valores, mas afirma que a elevação se deve ao reajuste no salário das vendedoras.
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Produtos licenciados para a Jornada são 233% mais caros
De acordo com relatos dos fiéis, o valor dos produtos licenciados para a Jornada são, em média, 233% mais caros. Enquanto uma camiseta com temas religiosos custa de R$ 15 a R$ 20, as blusas da Jornada saem por até R$ 50. A aposentada Maria do Carmo da Silva, 67, afirma que o preço poderia ser mais baixo, para que mais pessoas pudessem comprar. Mas ela pondera: “Para agradecer a Deus, nada é caro. Ele nos dá muito mais do que nós damos”.
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A professora Francili Costa, 24, também percebeu que os produtos licenciados são mais caros, mas entende que esses itens incluem doação para a Jornada. “Quem participa efetivamente desses eventos acaba comprando mais barato porque compra nas suas próprias igrejas. Nas lojas de rua e pontos de venda, torna-se mais caro”, avalia a professora.
O site da Jornada informa que o registro e o licenciamento foram feitos para que a organização arrecade verba para cobrir o alto custo do evento.
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COMÉRCIO DE RUA TAMBÉM GANHA
SAARA
Ênio Bittencourt, presidente da Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega) conta que espera alta do movimento no mercado durante a Jornada Mundial da Juventude. “Tem muita loja produzindo camisetas e outros artigos para o evento e as pessoas querem comprar para ter uma lembrança”, diz.
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MÁSCARAS DO PAPA
Uma fábrica de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, produziu inicialmente centenas de máscaras do Papa Francisco. A produção aumentará até julho, época do evento. O produto será distribuído para lojas da Saara, no Centro, e do Mercadão de Madureira, na Zona Norte. A expectativa é que cada máscara saia por R$ 5.
PRODUTOS LICENCIADOS
No site da Jornada, os broches e botons com o símbolo do evento custam de R$ 4 a R$ 89. Já as camisetas valem de R$ 24 a R$ 50. Acessórios como terços e pulseiras, por sua vez, saem entre R$ 4,90 e R$ 74,90.
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