Por bferreira
Rio - A Polícia Civil investiga quem coagiu o adolescente de 16 anos a procurar a UPP da Favela da Rocinha, em São Conrado, para assumir o disparo que feriu o turista alemão Frank Daniel Baijaim, de 25 anos, sexta-feira. Porém, em depoimento à Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), ele acabou negando o crime e disse ter sido ameaçado. O jovem foi encaminhado ao Conselho Tutelar, que estuda um pedido à Justiça para a aplicação do princípio de proteção integrada para o adolescente, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Policiamento continua reforçado na Favela da Rocinha%2C após o crime de sexta-feira%3A turista alemão continua internado em estado graveJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia

“São versões distintas. Ele não teve participação no crime. Por fim, acabou dizendo que não foi ele quem fez o disparo e que foi coagido a assumir”, revelou o titular da Deat, delegado Alexandre Braga, comparando o depoimento dada pelo amigo alemão de Frank, que estava com a vítima no momento do crime, com o do adolescente. Dados técnicos da investigação policial também ajudaram a apontar contradição nos fatos informados pelo menor.

Segundo o comandante da UPP da Rocinha, major Edson Santos, o adolescente chegou à base da unidade por volta da 0h30. Acompanhado de um homem, identificado apenas como Álvaro, o adolescente disse que queria se entregar por ser o autor do disparo que atingiu o turista. Ele mora próximo da localidade conhecida como Roupa Suja, onde a vítima foi baleada. O adolescente também apresentou uma pistola. Ele foi levado para a Deat, no Leblon, onde está apreendido.
Publicidade
O delegado Alexandre Braga disse que o homem que levou o menor até a UPP é um prestador de serviços sociais na comunidade. A polícia está tentando localizá-lo. A polícia quer saber quem entrou em contato com ele para intermediar a apresentação do adolescente na delegacia. “Precisamos apurar a relação dessas pessoas para tentar fechar esse circuito”, concluiu o titular da Deat.
Advogada também será ouvida
Publicidade
A advogada que acompanhou o jovem até a delegacia também será ouvida, segundo Alexandre Braga. A polícia não informou se o adolescente tem antecedentes criminais e o calibre da pistola apreendida.
A mãe do menor esteve na delegacia e se limitou a dizer que não sabe do envolvimento do filho com qualquer crime e que o jovem toma conta da irmã de 10 anos.
Publicidade
Frank e um amigo visitavam a Rocinha, pacificada há oito meses, quando o primeiro foi atingido por tiro. Ele teve o tórax e o fígado perfurados. O turista permanece internado em estado grave na Unidade Semi-Intensiva do Hospital Miguel Couto, na Gávea.
UPP: dia de inauguração
Publicidade
A Polícia Militar inaugura hoje a UPP do Cerro-Corá, no Cosme Velho, que contará com 232 policiais para atender 4,5 mil moradores. As comunidades do Guararapes, Vila Cândido, Coroado e Julio Otoni também serão beneficiadas com a 32ª UPP do Estado do Rio.
O novo comandante, de 31 anos, já tem experiência em UPPs. O capitão Jeimison Gonçalves, esteve por dois anos e meio na UPP da Cidade de Deus, onde foi comandante. Anteriormente, o oficial, que possui curso de especialização em patrulhamento de área de alto risco, havia integrado o 31º BPM (Recreio) e o 25º BPM (Cabo Frio).
Publicidade
Publicidade