Por nara.boechat
Rio - Desbravando mares de Paraty ao Rio, Warley Geraldo Abreu Costa, o Jack Sparrow carioca, ancorou de vez no Arpoador há pouco mais de um mês com a missão de dublar seu ídolo e dar golpes diários na mesmice. Com armas de madeira e um figurino impecável, o pirata conquistou o território e posa de anfitrião para os visitantes, que recebem aula de história sobre o ponto turístico. Seu maior tesouro: a coragem. O pior inimigo: o preconceito de quem não respeita seu trabalho.
Warley Geraldo Abreu CostaJoão Laet / Agência O Dia

“Em 1722, o Rio sofreu uma invasão de piratas”, começa Warley ao avistar um turista, com a música do filme ‘Piratas do Caribe’ tocando num baú musical ao fundo. Ele conta sobre a invasão, sobre a grande quantidade de baleias que arpoavam ali e comenta que a Praia do Diabo tem esse nome porque ficava cheia de sangue das baleias mortas.

Warley, 35, não conheceu o pai, morto na Ilha Grande, perseguido pela ditadura. Nascido em Minas, onde trabalhava com agricultura, migrou para Paraty sozinho em 2000. “Jack Sparrow é um anti-herói, não é o que a sociedade espera que ele seja, procura com seus próprios argumentos a felicidade”, justifica o pirata moderno, ostentando suas tatuagens de Buda, um mantra da compaixão e o terceiro olho. “Todo mundo tem um pouco de pirata: quer liberdade, novos horizontes”, filosofa.
Publicidade
Warley começou a imitar Jack desde o primeiro filme, em 98. Em Paraty, ficava nos barcos contando a história da cidade. Também dubla Dom Quixote e São Francisco em animação de eventos. Todo dia roda com seu figurino de Copacabana até o Arpoador, onde assiste ao pôr do sol. Chega a ganhar até R$ 1.500 em dias de contribuição generosa. “Busco fazer as pessoas sorrirem, esquecerem os problemas”, diz.
A superprodução de Jack é obra dele mesmo, com apoio da namorada, que também se veste de pirata em eventos. Eles próprios costuram as vestimentas. “A roupa pesa 12,5 kg. A peruca e a barba são feitas de cabelo humano”, comenta. A produção é tão perfeita que muitas pessoas falam com Warley achando que ele é mesmo o Jack Sparrow ou o Johnny Deep. “Saio de casa, no Catete, pronto. Quando pego o metrô, todo mundo se assusta”, diverte-se. “A maior lição que um pirata pode passar é a da persistência: mesmo com adversidades, sempre lutar!”.

QUAL O TAMANHO DA PRAIA DO ARPOADOR?
É um espacinho bem restrito, de apenas 500 metros, entre o forte de Copacabana e o início da praia de Ipanema. Mas é point de surfistas.

O QUE MAIS TEM LÁ?
Na região do Arpoador fica o parque “Garota de Ipanema”, que leva o nome da famosa música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim e é ponto de recreação e lazer.

ESSE LANCE DE BALEIA É VERDADE?
Sim! No passado era muito comum a caça de baleias com arpões pelos índios e portugueses nas proximidades da costa.

Publicidade
QUAL A POPULAÇÃO DE PARATY?
Tem cerca de 34 mil habitantes. No período colonial brasileiro (1530-1815), era sede do mais importante porto exportador de ouro do Brasil.
POR QUE O NOME?
Paraty vem do termo tupi homônimo que significa “peixe branco”. Hoje possui cerca de cinquenta bairros e localidades e é cortada pela rodovia Rio-Santos BR-101.
Publicidade