Por nara.boechat
Rio - No primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que vai imunizar crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade, cerca de 266 mil crianças receberam as importantes gotinhas que protegem contra a paralisia infantil. A campanha vai até o dia 21, mas quem perder a data, pode procurar os postos de saúde e as clínicas da família para vacinar as crianças e atualizar o cartão de saúde delas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Ontem, Dia D da 34ª campanha, 1.108 postos funcionaram das 8h às 17 horas em toda a cidade para receber a população. A partir de segunda-feira, a campanha segue nas 215 unidades da rede. Nos locais de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou profissionais para alertar sobre a importância da imunização infantil. Médicos e enfermeiros de plantão receberam os pais para esclarecer possíveis dúvidas.

Crianças a partir de seis meses tomam as gotinhas. Recém-nascidos recebem doses injetáveis%2C aos 2 e 4 mesesDivulgação

Proteção garantida

Atenta aos cartões de vacinação dos três filhos, a auxiliar de serviços gerais Suellem Beatriz da Silva, de 26 anos, saiu mais cedo do trabalho para ir até um posto de vacinação na Lapa. “Trouxe os dois que estão dentro da faixa etária para receber as gotinhas. Essa campanha previne doenças e vai garantir que meus filhos cresçam saudáveis”, disse.
Publicidade
A paralisia é uma doença transmitida por vírus que age como infecção ou sob forma paralítica. Na forma mais aguda pode provocar sequelas permanentes ou até mesmo levar à morte.Desde 1989, no entanto, não foram registrados casos da doença no país. Em 1994, a Organização Mundial da Saúde (OMS) certificou o Brasil pela erradicação da poliomielite. Para receber a dose da vacina, basta comparecer até o próximo dia 21 deste mês a um posto de saúde com o cartão de vacina da criança.