Por cadu.bruno
Rio - Por determinação da Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon-RJ realizou na manhã desta segunda-feira a décima etapa da Operação 'Roleta Russa' nas empresas Viação Algarve e Expresso Mangaratiba, ambas em Paciência, na Zona Oeste do Rio. Ao todo, 174 ônibus foram lacrados e estão impedidos de circular no estado até que as irregularidades sejam sanadas.

Desde o início da operação, há exatamente um mês, a Seprocon/Procon-RJ já interditou 436 ônibus em todo o estado, com 53 empresas tendo sido vistoriadas.

Ônibus sem condições de trafegarDivulgação

A Secretaria montou esta ação depois de diversas denúncias feitas ao 151 (número telefônico em que atende às reclamações dos consumidores). Ao chegar aos endereços, os fiscais puderam constatar a total falta de conservação e manutenção dos ônibus.

Só na empresa Viação Algarve, 140 veículos foram interditados, o que representa quase toda a frota. A Algarve faz trajetos como Cosmo/Castelo, Sepetiba/Bangu e Urucânia/Carioca. Já na empresa Expresso Mangaratiba, 34 ônibus foram lacrados e a empresa faz a linha Caxias/Itaguaí.
Publicidade
Segundo os fiscais, os ônibus apresentavam pneus carecas, pára-brisas quebrados, rachadura nos vidros, farol queimado, falta de lanterna, falta de limpeza, bancos soltos e documentação atrasada. As empresas têm 15 dias para corrigirem as irregularidades. Se nada for feito, será estipulada multa que pode variar de 200 a 3 milhões de Ufirs (de R$ 480 a R$ 7,2 milhões).
"É lamentável que 1 mês depois do início da Operação Roleta Russa as empresas ainda não tenham se enquadrado nos requisitos mínimos de segurança e respeito ao consumidor. O prefeito Eduardo Paes ameaçou fechar a Viação Algarve, ela não tem condição de funcionar e não é a única", alertou a secretária estadual de Defesa e Proteção do Consumidor, Cidinha Campos.