Por thiago.antunes

Rio - “Estaria tudo bem se estivéssemos lá, junto com eles”. A frase foi dita por um policial militar do 5º BPM (Praça da Harmonia). “Sabemos que eles estão certos, mas temos que ficar aqui fardados, cumprindo o nosso papel”, revelou outro PM, que não quis se identificar.

Estudantes de Medicina ofereceram assistência médica no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Cerca de 100 mil pessoas compareceram ao protesto no Centro do RioErnesto Carriço / Agência O Dia

A Avenida Presidente Antonio Carlos ficou completamente interditada ao tráfego. A Avenida Rio Branco, a Araújo Porto Alegre e a pista lateral da Presidente Vargas, sentido Candelária, a partir da Avenida Passos, também ficaram fechadas.

Em nota, a Prefeitura do Rio informou que apoia o protesto e está disposta a dialogar com os manifestantes. O Governo do Estado não quis se pronunciar.

Marcha de branco

A exemplo da manifestação de quinta-feira, populares nos prédios jogam papel picado em apoio ao protesto e os manifestantes pedem a paricipação coletiva. Na maioria dos edifícios ao longo do trajeto, os presentes nos apartamentos piscaram luzes aderindo ao movimento. Alguns motoristas participam de buzinaço como forma de apoio à mobilização.

Apoio de grupo dos Bombeiros

O grupo S.O.S. Bombeiros, que participou do movimento de greve na corporação em 2011, declarou apoio à manifestação contra o aumento das passagens de ônibus na cidade.

Em comunicado no site, eles pedem comparecimento maciço de colegas e policiais às escadarias da Assemebleia Legislativa do Rio, por onde os manifestantes devem passar na noite desta segunda-feira.

Grupo de bombeiros informa em site que se juntará à manifestação contra aumento das passagens de ônibusReprodução Internet

"O gigante acordou! O que muitos não enxergavam na época que "meia dúzia" de Bombeiros gritavam nas ruas, estão vivenciando agora. A sociedade está cada vez mais consciente, organizada e disposta a lutar por direitos! O fim do marasmo nos movimentos sociais em nosso país se deu com início do nosso movimento em 2011, que visa a dignidade de todos!", diz trecho do documento.

Você pode gostar