Por tamyres.matos

Rio - A manifestação por melhorias nos transportes públicos, além de fiscalização dos contratos com as empresas, reúne aproximadamente 300 mil pessoas no Centro do Rio na noite desta quinta-feira. A contagem foi realizada pelo especialista Moacyr Duarte, da Coppe/UFRJ.

Vista aérea de multidão reunida para protesto durante concentração na CandeláriaReuters





Com objetivo de organizar os manifestantes durante a passeata, o Movimento Passe Livre usará pelo menos quatro carros de som. Dois deles são da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do diretório estudantil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Os outros veículos serão cedidos por entidades dos sindicatos e associações.

"Eles vão nos ajudar na organização. De cima, vamos poder ver as brigas e avisar a polícia o local certo", explica o integrante do MPL, o professor de História, Gabriel Siqueira, de 24 anos.

Sobre a mobilização de vários partidos políticos criarem grupos durante a manifestação desta quinta, Gabriel diz que a orientação é não partir para violência. Na quarta, durante a manifestação em Niterói, apartidários e representantes do Pstu e Psol brigaram várias vezes. "Não existe divisão do movimento. Ele é apartidário e não antipartidário", completa Gabriel.

O Partido dos Trabalhadores (PT) organizou também para esta quinta, um ato em apoio à presidenta Dilma, no mesmo local e hora do MPL. A mobilização foi organizada através das redes sociais com o nome Onda Vermelha.

Violência de grupo destoa

Uma cena de violência extrema chocou manifestantes que estão na Prefeitura: um rapaz foi violentamente agredido por grupo de vândalos, só porque ele carregava bandeira do PSTU. A vítima levou socos e chutes e chegou a cair. Em seguida, ele conseguiu se levantar e sumiu na multidão.

Manifestantes apartidários rasgam bandeira da CUT no RioAlex Ribeiro / Agência O Dia

Segundo manifestantes, os agressores - que usam máscaras do grupo Anonymous -, estavam praticando pequenos furtos, hostilizando representantes de partidos e a imprensa. Eles foram repreendidos pelos integrantes do protesto e fugiram, temendo reação da polícia.

Interdições

A circulação de veículos está proibida nas seguintes vias: Rua Prof. Eurico Rabelo; Rua Visconde de Itamarati; Rua Isidro de Figueiredo; Rua Artur Menezes; Rua Conselheiro Olegário. Quatro horas do jogo as seguintes vias serão fechadas: Av. Radial Oeste (Av. Pres. Castelo Branco) sentido Centro; Av. Maracanã em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã; Viaduto Oduvaldo Cozzi; Viaduto de São Cristóvão; Av. Prof. Manoel de Abreu em ambos os sentidos, no trecho próximo ao Maracanã; Rua Mata Machado; Radialista Waldir Amaral.

Você pode gostar