Por tamyres.matos

Rio - O presidente do PSTU do Rio, Cyro Garcia, afirma que agressões contra militantes do seu partido foram promovidas por grupos neonazistas durante o megaprotesto no Centro do Rio na noite de quinta. O militante participa nesta sexta-feira da plenária do "Fórum de lutas contra o aumento das passagens", movimento que busca decidir o futuro dos protestos na capital fluminense.

Manifestantes apartidários rasgaram bandeira da CUT no megaprotesto de quintaAlex Ribeiro / Agência O Dia

O militante participa das plenárias desde o início dos atos públicos. "Estes grupos agiram infiltrados para agredir manifestantes que sempre estiveram na luta por melhorias para o povo da nossa cidade", revelou.

Cyro Garcia falou sobre as hostilidades partidárias ocorridas a partir do crescimento da mobilização. "Partidos como PSTU, PSOL e PCB sempre foram os primeiros a liderar manifestações. As pessoas podem não se sentir representadas pelos nossos projetos e bandeiras, mas nós temos o direito de exibi-los. O que não pode é a gente ir pra rua, fazer um protesto pacífico e democrático e ter pelo menos 10 de nossos companheiros feridos, sendo que três deles gravemente. Isso é inaceitável, o PSTU jamais vai sair das ruas".

A plenária desta sexta é realizada no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conta com a participação de dezenas de pessoas afim de debater os destinos das manifestações.

O fórum divulgou uma nota repudiando os excessos cometidos pelos PMs durante a manifestação. "Foram vistas cenas de extrema covardia com manifestantes. Policiais da PM, Choque e Bope, com seus escudos e blindados atiraram e jogaram bombas em pessoas sentadas em bares e que voltavam para casa, chegando a usar bombas e spray de pimenta dentro de hospitais", diz a nota.



Você pode gostar