Por cadu.bruno

Rio - Três caçadores foram presos em flagrante neste sábado durante operação da Coordenação Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, em conjunto com policias do serviço reservado da policia ambiental e o INEA. O trio foi preso na localidade de Barra Alegre, distrito de Bom Jardim, na Região Serrana. Também foram apreendidas três espingardas, apitos de caça, dezenas de munições e dois trabucos.

A equipe de fiscais e policias chegou na mata disfarçados de caçadores no início da manhã desta sexta-feira e fizeram como base o próprio rancho utilizado pelos caçadores para pernoitar, prendendo todos que chegavam no local. A área já estava sendo monitorada pela Cicca que investigava a movimentação de caçadores no abate de animais silvestres.

De acordo com o coronel José Maurício Padrone, coordenador da Cicca, os presos, Antonio Ricardo Frez, de 40 anos, Osmar Paulo de Oliveira, 46, e Jurandir Adão de Oliveira, 43, foram flagrados com um gambá abatido. Eles responderão por crime ambiental por entrar na mata com petrechos proibidos de caca ilegal e pelo porte ilegal de arma de fogo.

Os presos foram encaminhados para 151ª DP (Nova Friburgo) e estão sujeitos à pena que pode chegar a quatro anos de reclusão e multas individuais de até R$10 mil.

O secretario do Ambiente Carlos Minc elogiou a ação, dizendo que a caça de animais silvestres causa sérios prejuízos ambientais para a região, que já vem sendo devastada com a exploração predatória dos recursos naturais.

Você pode gostar