Por thiago.antunes

Rio - O requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende investigar os contratos da Prefeitura do Rio com as empresas de ônibus que circulam na cidade obteve as 27 assinaturas. O mínimo necessário para dar entrada no pedido de criação da CPI, iniciado pelo vereador Eliomar Coelho (Psol) era de 17.

Vereador Eliomar Coelho (Psol) mostra assinaturas Alessandro Costa / Agência O Dia

O pedido, no entanto, segue para ser avaliado pela mesa da Câmara, que tem cinco dias para dar o parecer. Entretanto, isso pode não acontecer antes do início do recesso parlamentar, que começa quinta-feira. Manifestantes estão marcando ato em apoio à CPI para esta quarta-feira, na escadaria da Câmara, a partir das 14h.

Confira a lista dos parlamentares que assinaram pela CPI: Eliomar Coelho(PSOL), Renato Cinco (PSOL), Paulo Pinheiro (PSOL), Júnior da Lucinha (PSDB), Jefferson Moura (PSOL), Reimont (PT) César Maia (DEM), Tio Carlos (DEM), Rosa Fernandes (PMDB), Leonel Brizola Neto (PDT), Carlos Bolsonaro (PP), Teresa Bergher (PSDB), Carlo Caiado (DEM), Márcio Garcia (PR), Verônica Costa (PR), Paulo Messina (PV), Marcelo Arar (PT), Rafael Aloisio Freitas (PMDB), Willian Coelho (PMDB), Jorge Manaia (PDT), Dr Gilberto (PTN), Dr Carlos Eduardo (PSB), Átila Nunes (PSL), Zico (PTB), Vera Lins (PP), Alexandre Isquierdo (PMDB) e Leila do Flamengo (PMDB).

Manifestantes estiveram na CâmaraAlessandro Costa / Agência O Dia

Em Niterói, mais sete assinaturas

Vereadores do Psol e do PSDB em Niterói protocolaram o pedido de CPI dos transportes públicos em Niterói. O pedido precisa ainda de sete assinaturas para a Comissão ser instaurada.

O grupo já conta com cinco destes votos, sendo um deles de um parlamentar aliado ao prefeito Rodrigo Neves. O objetivo da CPI é garantir acesso público às planilhas de custo das empresas de ônibus, com as quais será possível saber a margem de lucro dos empresários.

De acordo com Rodrigo Teixeira, 29 anos, organizador do primeiro ato no município, os ativistas são contra o subsídio da Prefeitura para as passagens de ônibus. Eles defendem que o dinheiro deve vir do lucro dos empresários.

O prefeito Rodrigo Neves receberá em seu gabinete nesta quarta-feira líderes e representantes dos movimentos sociais que atuam na cidade, entre eles, sindicalistas, estudantes, grupos diversos e o Movimento Passe Livre. 

Neste momento, cerca de 500 manifestantes estão na Avenida Amaral Peixoto e se dirigem em direção à Câmara. De acordo com a Polícia Militar, 200 homens acompanham a manifestação.

Você pode gostar