Por thiago.antunes

Rio - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) decidiu nesta segunda-feira cassar o mandato do prefeito de Itatiaia, Luiz Carlos Ferreira Bastos, o Luiz Carlos Ypê (PP), e do seu vice, Edmar Barbosa da Silva (PSC). Eles também ficarão inelegíveis por oito anos. Os dois são acusados de abuso de poder econômico e político durante a campanha eleitoral, mas poderão continuar nos cargos até o julgamento dos embargos de declaração, o que deve ocorrer na próxima semana.

Autor da denúncia, o Ministério Público Eleitoral alega que Ypê e o vice cometeram abuso de poder econômico e político durante a campanha eleitoral do ano passado, o que teria resultado na reeleição de ambos. Eles teriam usado na campanha um carro de som contratado para prestar serviços à prefeitura.

O julgamento no TRE estava marcado para o dia 8 de julho, mas o desembargador Bernardo Garcês pediu vistas do processo. No dia 11, Ypê obteve uma liminar que lhe deu o direito de permanecer no cargo até o julgamento de recurso contra a cassação dele.

Você pode gostar