Por raphael.perucci

Rio - Essa figura aí pode até causar susto em fiéis e no próprio Papa, mas foi escalado para fazer a segurança na Jornada Mundial da Juventude nesse fim de semana acima de tudo porque apavora bandidos há 34 anos. O policial da 5ª DP (Centro) Luiz da Silva Machado, o Maluco Beleza ou Bruxo, é uma figura lendária do Centro do Rio. Não aparece nas ruas sem sua longa barba preta, que cultiva há mais de 30 anos, chapéu e as vestimentas pretas, que incluem um cinturão com armas e um facão “para o caso de entrar num matagal ou desamarrar alguém”.

Policial Luiz da Silva Machado é uma figura lendária do Centro João Laet / Agência O Dia


Defensor de estilo de vida simples, só anda de ônibus. Quando deixa sua casa em Caxias e entra no coletivo, vai lá para a frente e anuncia: “Se tiver alguma semente do mal, pode descer!”. Volta e meia, algumas sementinhas puxam a cordinha e Beleza só observa. “Não quero confusão”, justifica, garantindo só ter medo de dentista e falso amigo.

Nascido e criado “na enxada”, como diz, em São José do Vale do Rio Preto, o homem também conhecido como Cowboy ou Indiana Jones, de 64 anos, entrou para a polícia porque cansou de “tomar dura sem motivo” ao circular com sua kombi velha de feira. “Gosto do respeito que as pessoas têm com o policial. Mas com honestidade acima de tudo!”, garante o Bruxo, que nesse tempo todo, nunca tirou férias ou licença.

Maluco Beleza anda com faca e armaJoão Laet / Agência O Dia



Apesar de já ter prendido mais de 300 pessoas, garante que disparou contra alguém só uma vez, quando foi baleado perto de casa. Tem algumas sugestões para a polícia: delegacias e viaturas devem ser monitoradas por câmeras, UPPs precisam ir para todo o estado e os policias não devem fazer segurança de manifestação de perto para não machucar inocente. “Só devem entrar se estiverem quebrando coisa”, defende.

Beleza tem 32 chapéus e se tiver que escolher entre a barba e uma mulher, fica com a barba. “Gosto do meu estilo, acham que sou mau”, explica o fã de Raul Seixas.

1- ONDE FICA SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO?
Fica na Região Serrana, ao lado de Petrópolis. Tem cerca de 20.500 habitantes em aproximadamente 269 km² de extensão territorial.

2- QUANTAS PESSOAS MORAM EM CAXIAS?
A população em 2010 era estimada em 855 046 habitantes, figurando como o município mais populoso da Baixada e terceiro do estado.

3- QUAL A PRINCIPAL ATIVIDADE LÁ?
Há cerca de 809 indústrias e 10 mil estabelecimentos comerciais instalados no município, que cresceu muito nos últimos anos.

4- QUANTOS POLICIAIS FiZERAM A SEGURANÇA NA JORNADA?
Mais de 30 mil integrantes das Polícias Civil e Militar, da Força Nacional, da Polícia Federal e das Forças Armadas.

5- QUANTOS DELES POLICIAIS CIVIS, COMO O MALUCO BELEZA?
A Polícia Civil ganhou um reforço de 630 policiais, além da atuação normal das delegacias na cidade.

Você pode gostar