Por nara.boechat

Rio - Para o advogado e professor de Teologia Rubens Teixeira, o sucesso da vinda do Papa ao Rio aumenta seu respaldo para fazer mudanças na Cúria, responsável pela administração da Igreja. Segundo ele, Francisco voltará para o Vaticano bem fortalecido.

Rubens TeixeiraMaíra Coelho / Agência O Dia

Qual é o tamanho da importância da vinda do Papa ao Brasil?
A visita dele é importante em muitos aspectos, mas principalmente em dois: fortalece a fé dos católicos e também dá respaldo ao próprio Papa para que ele consiga fazer as reformas que pretende na Cúria.Muito carismático, Francisco passou a imagem de ter muita credibilidade.

É possível estender os efeitos da visita para fora do campo religioso?
Acredito que sim. Sabemos que a Igreja Católica é muito representativa dentro da vida política. A vinda do Papa Francisco pode, de alguma forma, influenciar os representantes políticos dessa religião a fortalecer as ideias defendidas por ele. Mas para isso, ainda teremos que esperar um pouco mais para ver.

Nos últimos anos vimos um crescimento de igrejas evangélicas e uma queda no número de católicos. Por que isso aconteceu?
Há vários fatores. Mas um dos principais é o fato de que a Igreja Católica possui uma estrutura muito rígida. No fim, seu direcionamento depende das decisões do Papa. As igrejas evangélicas são descentralizadas, não seguem uma liderança única. Isso aumenta demais a sua abrangência.

Você pode gostar