Por nara.boechat

Rio - Quatorze PMs, entre eles oficiais, da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha prestaram depoimento nesta na Divisão de Homicídios (DH), que apura o sumiço do pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido há mais de 20 dias. Os depoimentos avançaram pela madrugada. Um deles durou seis horas e meia. Hoje, outros PMs da UPP, além de moradores da Rocinha, serão ouvidos na DH. Amarildo desapareceu após ser abordado por militares dia 14. O advogado da família de Amarildo, João Tancredo, pediu ontem à Justiça o reconhecimento da morte presumida.

Segundo Tancredo, o reconhecimento da Justiça poderá permitir a emissão da certidão de óbito e, dessa forma, será possível pedir pensão à Previdência Social e entrar com uma ação indenizatória contra o Estado do Rio.

O grande número de pessoas desaparecidas no Rio vai ser tema de audiência pública na Alerj, dia 13. Como O DIA mostrou domingo, estatísticas do Instituto de Segurança Pública mostram que os registros de desaparecimentos aumentam a cada ano e em 2012 essas ocorrências chegaram a 5.934. Segundo o sociólogo Fábio Araújo, nos últimos 23 anos 90 mil pessoas sumiram no estado.

A audiência foi convocada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, deputado Marcelo Freixo (Psol). O convite foi feito a autoridades da PM, Polícia Civil, Defensoria e ONGs. “É preciso criar setor específico na Secretaria de Segurança para cuidar desse problema”, sugere Freixo. “Temos que saber quantas pessoas reaparecem e quantos se transformam em autos de resistência ou homicídio”.

Você pode gostar