Por nara.boechat

Rio - A Câmara de Vereadores pretende inovar na CPI dos Ônibus, que terá sua primeira reunião amanhã, às 10 horas. Uma das novidades é que a população terá direito a participar com perguntas. Pelo menos 10 pessoas já têm o nome na lista de convocação. O Ministério Público e um procurador-geral da Casa serão convidados a participar das audiências, que serão abertas ao público e filmadas.

“É a primeira vez que vamos fazer isso de filmar as sessões e entregar ao final delas uma cópia para cada veículo de comunicação”, afirmou o presidente da Câmara, o vereador Jorge Felippe (PMDB). Ele garantiu total transparência na CPI e negou as informações do vereador Eliomar Coelho (PSOL) de que há apenas um caso na Câmara — CPI do Ônibus, de 1997 — de parlamentar que propôs a comissão e não assumiu a presidência. “Temos 11 CPIs desde 2005 em que o requerente não foi escolhido para presidência”.

Engarrafamento na região da Francisco Bicalho parou o trânsito para quem vinha da Zona Norte ou até mesmo da Zona Sul%2C pelo Túnel RebouçasAlexandre Vieira / Agência O Dia

O formato de como será a participação da população ainda não foi definido. Há duas sugestões: que as pessoas possam enviar perguntas antes de cada audiência — já que será anunciado previamente quem será ouvido — ou fazê-las nas sessões de depoimentos.

Na lista de pessoas que serão chamadas para ser ouvidas estão: o presidente da Comissão de Licitação da Secretaria Municipal de Transportes, representantes dos consórcios Transcarioca, Santa Cruz, Internorte e Intersul, da RioÔnibus, da Secretaria Municipal de Educação, o ex-secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão; o atual secretário, Carlos Roberto Osório, e especialistas da Fundação Getúlio Vargas que participaram do cálculo da tarifa.

Dia de caos no trânsito

Além de novas mudanças mo trânsito na Região Portuária, uma obra, dois acidentes e um ônibus enguiçado contribuíram para um grande engarrafamento no Centro, com reflexos nas zonas Norte e Sul, na manhã de ontem.

O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, informou que fará ajustes na operação de trânsito na Avenida Francisco Bicalho, no Centro, onde ontem teve início alterações nas agulhas de troca de pistas devido às obras do Porto Maravilha. De acordo com ele, o congestionamento foi causado por uma conjunção de fatores. “O primeiro dia de alterações sempre é mais confuso. Os ajustes já foram definidos e os trabalhos serão realizados durante a madrugada desta quinta-feira (hoje). Tudo estará dentro da normalidade no sábado”.

Os engarrafamentos começaram após um carro bater na subida do Viaduto do Gasômetro às 7h30. Depois disso, um ônibus enguiçou no local por volta das 8h20. Logo após a retirada do veículo, outro coletivo bateu por volta das 10h40. Para piorar, uma pista do viaduto estava interditada para obras.

Você pode gostar