Por tamyres.matos

Rio - Em mais uma ação da Operação Ratatouille, que está fiscalizando os restaurantes mais caros do Rio, a Secretaria do Estado de Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon-RJ, enviou fiscais nesta quinta-feira a dois restaurantes do Jardim Botânico: Mr. Lam e Olympe. Em ambos os agentes encontraram alimentos vencidos ou impróprios para o consumo.

No Mr. Lam, foram recolhidos 4kg de alimentos com a data de validade vencida, entre broto de feijão, fermento em pó e as sobremesas servidas aos clientes.

O caso mais grave foi no Olympe. Foram descartados 1kg e 400g de alimentos vencidos, entre farinha, massas, algas marinhas e arroz selvagem e 5kg e 32g de granulado de chocolate, gergelim, farofa, farinha, ameixa, cogumelo e chocolate tostado que estavam impróprios para o consumo, por se encontrarem sem identificação, com a embalagem violada, sem proteção ou acondicionados de forma inadequada.

Os fiscais ainda encontraram um ninho de insetos dentro de uma caixa no depósito do restaurante. Tanto Mr. Lam quanto o Olympe foram autuados e multados pelo Procon-RJ.

Nesta quarta-feira, a Operação Ratatouille esteve no Centro da cidade, onde vistoriou os restaurantes Mosteiro e Eça. Em ambos foi recolhida e inutilizada comida imprópria para o consumo, totalizando cerca de 25 kg de produtos. O caso mais grave foi do Mosteiro, onde 21 kg de produtos não continham datas de fabricação ou de validade.

Entre eles havia carnes diversas, maionese, queijo, presunto, rabada, salgadinhos congelados e líquido retirado de polvos e armazenado em sacos. Entre produtos com prazo vencido, havia 15 garrafas de refrigerante, 15 latas de mate, lata de aveia e um vidro de molho shoyo. Este último estava vencido desde 2012. No Eça foi recolhido pelos fiscais 3kg de cogumelos dos tipos champignon e shitake.

Até o momento, foram autuados 12 dos 26 estabelecimentos fiscalizados durante a Operação Ratatouille, que começou na sexta-feira, 2 de agosto. A operação não tem data para acabar.

Você pode gostar