Por tamyres.matos

Rio - Os passageiros dos ônibus urbanos cariocas poderão dar uma nota aos motoristas dos coletivos em que viajaram por meio de aplicativo para celular, a partir do mês que vem. A iniciativa da RioÔnibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio) faz parte do novo programa de qualificação dos condutores, criado após a publicação do decreto municipal, de maio deste ano, que exigiu a requalificação dos profissionais.

Segundo a RioÔnibus, o programa prevê também a criação do Código de Conduta dos Motoristas da Cidade do Rio de Janeiro, que será elaborado pelos próprios condutores, auxiliados por especialistas, e focado na convivência harmônica com passageiros e com o restante da população.

O treinamento terá 12 horas de duração, divididos em dois blocos. No primeiro, entre setembro e novembro, 7.500 motoristas serão qualificados. Numa segunda etapa, eles voltam para validar a primeira versão do código em encontros de quatro horas. A primeira versão do documento será apresentada em fevereiro e o seu lançamento será em julho de 2014, após o treinamento de todos os 17 mil condutores do Rio.

Segundo a Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio), pesquisa mostrou que 92% dos motoristas do município gostariam de continuar fazendo cursos de aperfeiçoamento.

Você pode gostar