Por cadu.bruno

Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) em parceria com a RioOnibus, deu início, nesta sexta-feira, ao Programa de Monitoramento e Controle de Conduta dos Motoristas de Transporte de Passageiros por meio de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro.

A iniciativa, em cumprimento ao decreto 37.083 do prefeito Eduardo Paes, vai treinar os 18 mil motoristas que atuam no sistema de ônibus e tem por objetivo reduzir acidentes de trânsito e melhorar a qualidade na interação com os usuários e a observância dos dispostos no Código Disciplinar, incluindo o direito à gratuidade.

O programa, que consiste em ações educativas e de treinamento, está dividido em dois blocos. Nas primeiras oito horas, os grupos vão participar de dinâmicas orientadas para discussões sobre a realidade do trânsito e dos motoristas, e para a construção de novos cenários visando a melhor convivência com os passageiros.

Na segunda etapa, serão discutidas as principais reclamações dos usuários enviadas à Central de Relacionamento 1746, da Prefeitura do Rio, e ao Centro de Relacionamento com o Cliente (CRC), da Fetranspor. Até o mês de novembro deste ano, 7.500 motoristas serão treinados. A previsão é de que, até primeiro semestre de 2014, todos os 18 mil motoristas sejam atendidos.

"A Prefeitura do Rio está investindo R$ 5,65 bilhões em infraestrutura de transporte no Rio de Janeiro. Com racionalização do transporte publico, por meio dos corredores BRS, BRT e as linhas alimentadoras, teremos um futuro com melhores condições de trabalho para os motoristas de ônibus, além de conforto e qualidade para os usuários do sistema. A valorização e qualificação profissional são fundamentais para isso", disse o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

Outra novidade é a criação de um código de conduta elaborado por especialistas em educação de trânsito com apoio e participação dos motoristas de ônibus que mais se destacaram positivamente nos quatro consórcios: Internorte, Intersul, Santa Cruz e Transcarioca. O trabalho será submetido à avaliação da SMTR e, posteriormente, disponibilizado aos demais profissionais de transporte que operam o sistema. O lançamento do código de conduta será em meados de 2014.

“Vamos construir uma nova cultura no trânsito no Rio de Janeiro, valorizando os motoristas de ônibus e chamando a população para acompanhar de perto esse processo”, afirma Lélis Marcos Teixeira, presidente do Rio Ônibus.

Você pode gostar