Por adriano.araujo

Rio - O Procon do Rio recolheu durante a operação Secos e Molhados, realizada nesta segunda-feira, 276 kg de produtos vencidos ou com embalagem adulteradas em filiais do Carrefour.

Procon recolhe produtos fora da validade em supermercados da rede CarrefourDivulgação

Os agentes estiveram em seis supermercados e cinco deles foram autuados. Ao todo, os fiscais recolheram 276kg e 260g de produtos vencidos ou com embalagem violada, além de 117kg de carne previamente moída para venda, o que contraria a lei estadual Nº 2637/2009, que determina que a carne só pode ser moída na hora da compra. Todo o material recolhido foi inutilizado e descartado.

Entre os produtos vencidos encontrados estão linguiça, queijo, requeijão, iogurte, presunto, ossobuco e carne de porco. A maior quantidade de produtos recolhidos fora do prazo de validade foi na filial da Barra da Tijuca, onde os fiscais do Procon encontraram 108kg de orelha de porco vencida.

"Sem querer fazer trocadilho, isso é uma porcaria infernal. Temos de rever a legislação que só permite multar. Nestes casos o estebelcimento tem de ser fechado", disse a Secretaria de Estado de Proteção de Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.

Os agentes vistoriaram também as filiais do Carrefour do Norte Shopping, Sulacap e duas em Duque de Caxias, na Vila São Luís e no bairro 25 de Agosto. A única que não apresentou irregularidades foi a da Vila São Luís.

ATUALIZAÇÃO:

No dia seguinte à ocorrência, em nota à imprensa, o Carrefour garantiu que atendeu prontamente às solicitações do Procon-RJ, retirando os produtos da área de venda. O supermercado disse também que os funcionários serão reorientados quanto aos procedimentos corretos. 



Você pode gostar