Por marcello.victor

Rio - Cerca de 100 torcedores da torcida organizada Máfia Azul do Cruzeiro foram detidos, na noite desta quarta-feira, acusados de agredir clientes de um bar na Praça Varnhagem, na Tijuca, que assistiam pela TV ao jogo entre o Flamengo e o clube de Minas Gerais no Estádio do Maracanã, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Não há informações de feridos. Todos os envolvidos foram liberados durante a madrugada.

De acordo com o tenente Diego Geraldo, do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) do Batalhão de Choque, dez PMs em três viaturas faziam a escolta dos seis ônibus da Máfia Azul vindos de Belo Horizonte, capital mineira, da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, até o Maracanã, na Zona Norte.

Torcedores do Cruzeiro foram detidos no RioAlessandro Costa / Agência O Dia

Quando o jogo já havia iniciado, por volta das 22h, e o comboio passava pela Praça Varnhagen, na Tijuca, integrantes da facção organizada que estavam nos dois primeiros ônibus desceram do veículo e partiram para a agressão a torcedores que estavam em um dos bares do local. Houve tumulto generalizado, controlado em cerca de cinco minutos, segundo a PM. Um cruzeirense foi detido na hora. Os outros voltaram para os ônibus.

Além de torcedores do Flamengo, pelo menos uma torcedora do Fluminense também foi agredida pelos mineiros. O tricolor tinha jogado antes do jogo do rubro-negro e a partida foi transmitida pela TV.

Ainda segundo o tenente Diego Geraldo, após o tumulto os cruzeirenses foram levados para o estádio. Apenas os torcedores dos quatro ônibus que não se envolveram na confusão foram liberados para assistir ao jogo. Os outros foram levados para a 19ª DP (Tijuca), entre eles dois menores e algumas mulheres

De acordo com os policiais, alguns clientes agredidos no bar registraram queixa. Os brigões serão autuados com base no Estatuto do Torcedor. Agentes de plantão na delegacia, porém, não informaram em que artigo eles serão enquadrados, as penas e os procedimentos futuros.

Por volta das 2h30, os dois ônibus com os detidos foram liberados para voltar à Belo Horizonte. PMs do Gepe fizeram a escolta dos cruzeirenses até a Rodovia Washington Luís.

Você pode gostar