Por tamyres.matos

Rio - Um novo protesto liderado pelo grupo Black Bloc é realizado na noite desta sexta-feira nas ruas do Centro do Rio. Cerca de 200 pessoas participam da manifestação que já passou pela Avenida Presidente Vargas e pela região da Praça da República. De acordo com as primeiras informações, os manifestantes se encaminham para a Assembleia do Estado do Rio (Alerj). Eles reiteram o pedido pelo impeachment do governador Sérgio Cabral.

Repressão aos mascarados

Projeto que tem grandes chances de ser aprovado proíbe pessoas mascaradas ou com rosto coberto em manifestações públicas no estado. Apresentada nesta quinta-feira, a proposta deverá ser votada semana que vem e é de autoria de dois deputados de peso, ambos do PMDB: Paulo Melo, presidente da Assembleia Legislativa, e Domingos Brazão, líder do partido.

O projeto de lei estabelece que a polícia terá o direito de intervir em atos públicos para impedir o porte ou uso de armas — entre elas, “pedras, bastões, tacos e similares”.

Ação policial

De acordo com a proposta, as manifestações deverão ter caráter pacífico e, para ser realizadas, dependerão de aviso prévio à delegacia da área. A polícia também poderá agir para garantir a defesa “das pessoas humanas” e do patrimônio público e privado.

Infiltrados

Na justificativa, os deputados elogiam as manifestações, mas dizem que pessoas armadas e mascaradas “se infiltram” nos atos “para cometer crimes”. Domingos é irmão de Chiquinho Brazão, presidente da CPI dos Ônibus.

Você pode gostar